COMPARTILHAR

Oi genteeeee! Vocês não imaginam o quanto eu estou feliz em fazer parte dessa equipe, de um projeto tão legal! Foi o melhor presente de aniversário que eu recebi nos últimos anos! Muito obrigada MSG! Vamos começar de um dos pontos de partida sobre como projetar sua cozinha: as dimensões básicas.

Qual precisa ser a altura da bancada? Quanto preciso de circulação na cozinha para poder trabalhar com tranquilidade? Acreditem, essas são perguntas que eu, decoradora formada, me faço sempre que estou fazendo um projeto, e de vez em quando me pego ‘perguntando pro Google’ uma coisa ou outra! (shame on me!)

Reuni neste post as medidas que eu considero as mais importantes quando vamos mobiliar a cozinha e que podem te orientar na compra dos armários e eletrodomésticos, na hora de mandar fazer a bancada de pedra para a pia e afins.

Vejam só!

Clique para aumentar as imagens

Claro que cada caso é um caso, e como podemos ver na tabela da altura ideal da bancada da pia, tudo depende da pessoa – ou das pessoas – que vão usar cada ambiente.

Aqui em casa, por exemplo, eu tenho 1,68m e meu marido 1,83m, então fazendo uma média da altura ideal da bancada da cozinha levando em conta as nossas alturas o resultado seria de aproximadamente uns 95cm. Mas no nosso caso já compramos um ap com tudo prontinho, então não vamos complicar as coisas arrancando a pia e colocando de novo por causa de uns 5cm, não é mesmo? Por isso eu lembro que essas dimensões que eu passei só servem para dar um parâmetro na hora da dúvida, mas reforço que cada caso é um caso.

Se vocês precisarem de alguma ajuda nesse âmbito, se a cozinha de vocês não comportar alguma das dimensões básicas e der um nó aí na sua cabeça, é só gritar aí nos comentários que eu te ajudo!

E se tiverem qualquer dúvida ou sugestão em qualquer assunto que envolva decoração,  projeto de mobiliário e ‘faça você mesmo’, podem sentir-se à vontade pra me gritar também, ok? Afinal, esse espaço aqui é pra ajudar vocês a viver melhor gastando o menos possível! É só mandar suas dúvidas para camila@morandosemgrana.com.br .

Pra inspirar vocês, vou deixar algumas imagens que eu vi hoje no site da Casa e Jardim, numa reportagem que falava de como se virar se no final da reforma não sobrar dinheiro pra marcenaria da cozinha! Selecionei as ideias que eu mais gostei, mas se vocês quiserem ver tudo é só clicar aqui!

cozinha_branca

Legenda: Eu sou apaixonada por móveis antigos! E quando dão novos usos e funções então… ganham meu coração! O que é esse roupeiro que virou despensa?

cozinha_amarela

Legenda: Menos é mais! Pra que portas se você é super organizado? E dar uma nova cara para aqueles móveis que já eram da cozinha só custa umas 3 demãos de tinta spray hoje em dia! Escolha a cor que você mais gosta e manda bala!

cozinha_cinza

Legenda: De novo tudo exposto! E com mãos francesas super fofas! Não tem jeito de ficar feio!

Espero que tenham gostado do meu primeiro post! Saibam que tem muita ideia e coisa boa por vir!

As imagens das perspectivas são de um projeto meu e da Cinque Arquitetura. As fotos são do site Casa e Jadim.

Bejoooo!

assinatura_mila

  • http://www.morandosemgrana.com.br Fernanda

    Oi, Mila!

    Seja muito bem-vinda à equipe MSG!

    Adorei o seu post de hoje! Parabéns! Eu e meu noivo já compramos a cozinha… Optamos pela cozinha da marca Kappesberg que não é cara e tem como adaptá-la ao espaço que temos… Nosso cooktop será na ilha, ou seja, quando um de nós for cozinhar, ficaremos de frente para as visitas que estarão sentadas à mesa…

    Beijinhos

  • Cintia Barbo

    Oi Mila!
    Seja bem vinda a essa equipe. Ameeeeeeeei sua matéria! Há muito tempo estou planejando a minha coznha, mas tinha muitas dúvidas. Obrigada por um post detalhado e ao mesmo tempo tão simples sobre isso.
    Beijocas
    Cintia

  • Cintia Barbo

    Oi Mila!
    Seja bem vinda a essa equipe. Ameeeeeeeei sua matéria! Há muito tempo estou planejando a minha coznha, mas tinha muitas dúvidas. Obrigada por um post detalhado e ao mesmo tempo tão simples sobre isso.
    Beijocas
    Cintia

  • Sarah

    Se tem um canto da casa, depois do quarto, que eu gosto mais, esse canto é a cozinha!!! E amo cozinhas pequenas, mas bem organizadas, essas desse post estão lindas :)

  • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

    Oi Fernanda!
    Eu adoro essa ideia do cooktop na ilha! Pra espaços que tem dimensões para isso, é o ideal! Você deve ser igual eu, gosta de cozinhar interagindo com as visitas, né? Receber pessoas em casa é muito bom! Aliás, esse pode ser o tema de um dos próximos posts, né? Bejooo!

  • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

    Oi Cintia!
    Obrigada pelas boas vindas!
    Que bom que você gostou do post!
    Espero que tenha te ajudado!

    Bejoooo!

  • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

    Oi Sara!
    Eu tb amo cozinha! Amo cozinhar – pra mim e pras pessoas queridas – e, claro, amo comer! :)
    Em alguns casos, cozinhas pequenas bem organizadas e planejadas ficam bem mais aconchegantes que cozinhas grandes, não é mesmo!

    Bejooo!

  • camila tahan

    Olá Xará, adorei o seu post, Aqui no rio temos um problema muito serio com altura de bancada, essa variacao nao funciona muito bem quando a pessoa pensa em fazer um móvel planejado no futuro, pq depende da modulacao da loja e as vzs temos que indicar marceneiros, que em alguns casos o preço fica igual ao da loja. Não sei se ai acontece isso, mas aqui no rio, utilizamos uma altura padrao, 90 a 92, assim qndo o cliente quer um armario planejado nao enfrentamos nenhum problema. Bju

  • http://twitter.com/katarinaholanda Katarina Holanda

    Amei o post! Obrigada pelas dicas, Mila! :)

  • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

    Oi Xará! :)
    A tabela de alturas funciona só pra quem está começando do zero, e tem casa própria (e possibilidade de mudar a altura da bancada). Quando alugamos ou compramos uma casa ou apartamento mais antigo, com certeza vamos nos deparar com a altura da pia menor. No caso de aluguel não há muita coisa que se possa fazer. Além do fato de que os próximos moradores podem ter outra altura, né? Aí a ‘sua’ altura não vai funcionar muito bem pra ele… Nesse caso usamos essas dimensões que você falou, em média 90cm. No caso de uma casa nova, você pode colocar uma altura melhor para os moradores…
    Obrigada pelo comentário e pela visita!
    Bejooo!

    • camila tahan

      Pois é xará. eu sou arquiteta, por isso que estou avisando sobre isso, que aqui no rio se a pessoa for fazer uma obra e no futuro fazer um armário planejado, aqui nao funciona essa tabela. e a pessoa vai ter que diminuir o soco embaixo da pia. Conheco muito bem esses problemas, e é horrivel cortar o sonho de algum cliente por causa de centimetros. Eu tive um problema pq a cliente era uma senhorinha bem baixinha e nao podiamos diminuir a bancada por causa do modulo padrao da loja de móvel, foi uma novela.
      Enfim…. bjs

  • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

    Oi Katarina!
    Seja bem vinda ao Morando Sem Grana!
    Fique de olho nos próximos posts. Vem coisa muito legal por aí…

    Bejoooo!

  • http://casaroucomprarbike.blogspot.com.br/ Pâmela Suélen

    Oi Camila,

    Vou fazer minha cozinha sob medida e vamos ter uma bancada para separar a cozinha da sala de jantar, tem algumas ideias para nós?

    http://casaroucomprarbike.blogspot.com.br/

  • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

    Oi Pâmela!
    Acho que as ideias estão todas neste post. Se você tiver alguma dúvida específica, deixa um comentário aqui com o seu email que eu te respondo! ;)

    Bejoo!

  • fabiana

    Muito bom seu post!! Vou esperar ansiosa por outros!! O projeto que vc postou é exatamente o que eu tento explicar nas lojas de modulados e a turma não entende…rsrs… Vc pode me dizer quais são as medidas deste projeto, pois como minha cozinha é bem pequena (2,55 X 2,25) e a disposição das portas atrapalha, tenho dúvidas com a questão do espaço para mobilidade!! Bjimmm…parabéns!!!

  • Pingback: Manutenção | Planta de tubulação | Morando sem Grana()

  • Pingback: Casa do Leitor | Cozinha da Fabiana | Morando sem Grana()

  • http://casadosreclamagildos.blogspot.com Denise Costa

    Olá Mila,
    Adorei seu post…Gostaria de uma opinião…estou ”planejando” minha cozinha e gostaria de saber se ficaria estranho um balcão supenso com portas de correr, de 1,20×0,95×0,40 com o tampo em granito ultrapassando a profundidade para ser usado como bancada para refeições…
    Espero ter conseguido explicar…rsrs
    Bxuss…

  • karyn

    como projetar uma cozinha para o marceneiro cortatr, no caso seria uma planta projetada.

  • Kelly

    Olá.. Mila!!!

    Adorei tudo.. parabéns!!!

    Estou com uma dúvida enorme, e acho que você pode me ajudar…

    Minha cozinha é tipo americana… Já procurei em vários sites dicas de revestimentos para esse tipo de cozinha, pois como é junto com a sala, não sei se fica legal revestir todas as paredes ou somente alguns centímetros acima da bancada da pia… estou precisando terminar a cozinha, mas estou super na dúvida… Ajuda eu, vai?

    Obs: Colocarei armários aéreos…

    Beijos…

    Kellly

  • Monalisa

    Ola Gostei muito do seu post…euestou nessa dúvida cruel…Minha cozinha é minuscula 3,15 * 2,65, ain é estilo america, o que perco uma parede. Gostaia de saber o custo do projeto. quero organiza-la de uma forma que não fique muito apertada e carregada de coisas. Poderia me ajudar?

    Bjs Monalisa

  • Elisabete Xavier

    Oi gostaria de saber que materiais preciso pra fazer um balcão de 1,05×1,50,e qual a largura da pedra, e se preciso fazer coluna.
    Quero fazer eu mesma..rsrrsr

    Aguardo retorno urgente

  • Ellenyce Franco

    Ameiiii vc, seu blog, seu jeito despojado,suas idéias … Ai meu Deus preciso de vc pra toda minha housesinha e toda minha lifesinha rsrs , posso te enviar fotos da minha cozinha e da minha sala para vc me dar idéias ?

    Bjus

    Ellenyce

  • Pingback: Casa do Leitor | Cozinha do Gildásio | Morando sem Grana()

  • Cintia Almeida

    Bom dia mila estou com um problema, queria fazer uma cozinha americana em minha casa mais não sei como projetar uma. queria sua ajuda para me dar algumas dicas.
    Tenha um espaço de 1,20 de largura / 3,00 de comprimento, me ajude!!!!!!!

    Caso precise lhe mandarei a planta da casa via email.

  • Ademir Santos

    OI boa tarde! Estou contando uma marcenaria de móveis e optei pelo rústico. Gostaria de algumas orientações neste sentido, pois sou inexperiente nesta área. Abraço e obrigado.

  • neide

    oi querida to construindo uma cas nova e minha cozinha ficou 5 x 5 cm e to batendo cabeça pa montar uma cozinha ideal.se tiver algumas sugestões ficarei mt grata.bjss neide

  • Vilma

    Oi Mila
    Estou reformando minha cozinha, comprei a Kappesberg Urban, queria por o canto desta cozinha, acontece que o espaço que tenho é de 60 cm de uma parede e 60 da outra, e não sei como funciona este canto será que dará certo se eu comprar este canto, pois terei que comprar pela internet, pois não tem na minha cidade? estou com muito medo de comprar e não dar certo, se poder me orientar ficarei muito grata.
    bjus

    • http://www.morandosemgrana.com.br Mila Bomtempo

      Oi Vilma!
      Tudo bem?

      Então, vc pode me mandar o link do produto pra eu entender como ele é? Me manda por email que a gente vai conversando…
      mila@morandosemgrana.com.br

      Bejoooo!

  • Pingback: » Blog Archive » Inspiração – Móveis Coloridos()

  • Jorge

    Parabens pena que olhei depois que mandei fazer minha pía