Ontem eu falei de como dividir as contas da casa de forma proporcional ao quanto cada um ganha (para contas separadas) e hoje vou ensinar como pagar as despesas e ter dinheiro extra para os sonhos de quem prefere conta conjunta. Isso porque se você não prestar atenção acaba gastando demais com uma coisa e deixando outras de lado. Pelos altos sonhos que temos de viajar e estudar fora, precisamos nos tornar rígidos com as finanças aqui de casa. Mas é uma rigidez divertida, acredita?

Divertida porque há desafios em mantê-la e eles são cumpridos com muita criatividade. Sério, é bacana pra caramba! Se liga!

comece-a-observar-suas-despesas

Mesmo as contas fixas da casa devem ser frequentemente analisadas para saber se não podemos economizar ou cortar algumas delas. Televisão a cabo, planos de dados para celular, assinatura de revistas, refeições fora de casa e outras tantos pequenos grandes gastos podem sempre ser replanejados. No caso da TV a cabo, por exemplo, se vocês notarem que não tem sequer tempo de assistir a todos os canais que assinam, que tal baixar o plano para um mais simples e mais barato?

Depois de feita essa analise, esboce essas contas em uma planilha ou folha de papel. Já comentei que quando escrevemos e deixamos a vista, o cérebro memoriza e trabalha melhor sobre. Vamos usar estes dados como exemplo de um orçamento bagunçado:

exemplo-de-orçamento-familiar-com-problemas

 

porcentagens

Uma sugestão de melhora é atribuir porcentagens para cada área. Abaixo há uma pra você. Ela foi criada pela equipe da Omeltech Desenvolvimento.

sugestao-de-orçamento-familiar-saudavel1

 

o-desafio-do-dinheiro-da-semana

Para poupar dinheiro os americanos tem esta prática que influencia até mesmo as crianças: Usa-se um pote de vidro para guardar fundos. Vocês lembram que eu falei aqui sobre o dinheiro da semana? Eu acredito que tudo o que funciona e é legal, vale a pena copiar e comecei a usar um pote lá em casa para o Desafio das 52 semanas e outro para o que vou precisar na semana. Nosso dinheiro semanal é R$ 200 e com ele eu preciso fazer compra de alimentos, farmácia, pegar transporte e me divertir ( e em diversão eu incluo até comprar roupas/sapatos/bijus).

Olha só como os americanos são viciados no “dinheiro no pote”. Eles guardam o dinheiro para os sonhos.

dinheiro-guardado-no-pote-planos-futuros (1)

dinheiro-guardado-no-pote-planos-futuros (2)

dinheiro-guardado-no-pote-planos-futuros (3)

dinheiro-guardado-no-pote-planos-futuros (4)

dinheiro-guardado-no-pote-planos-futuros (6)

dinheiro-guardado-no-pote-planos-futuros (7)

Hahahaha claro que tem casas onde o pote será frequentemente “visitado” por terceiros mas, nem que seja escondido, em caixas ou qualquer outro armazenamento, tente fazer.

Rígido? Pode ser.

Mas é assim que eu e o Thiaguinho conseguimos nos manter econômicos, com a conta sempre no azul e economizando uma parte maneira dos nossos salários para o futuro 🙂

Gostou desse post? Ele tem o apoio e ajuda da equipe mais querida do mundo ao Morando, a equipe da Lista de Casamento da Ricardo Eletro. São eles os responsáveis pelo incentivo a minha mudança. Se você está gostando dos conteúdos, convido você a conhecer essa lista incrível e tão cheia de carinho como agradecimento ♥

 

Beijos da Sam!