COMPARTILHAR

Vamos falar de banheiros? A nossa querida leitora Lorena Chachá deu a ideia e nós adoramos: banheiros pequenos.

Vocês já estão carecas de saber da história de que as casas e apartamentos – principalmente os apartamentos – estão cada dia menores. E fica difícil planejar a organização e decoração de ambientes tão compactos, ainda mais quando se tem muita coisa pra guardar e/ou mais de uma pessoa usa o ambiente ou até na casa.

Mas nós vamos te ajudar!

Já ouviram falar que menos é mais? Então, quando se trata de banheiro, não é diferente.

Se você já tem um espaço pequeno, então é melhor colocar a menor quantidade de objetos possível neste ambiente.

A dica é não usar o espaço – escasso – do banheiro pra armazenar objetos e produtos de higiene pessoal. Tenho certeza que nos próximos posts vamos encontrar um lugar pra você guardar o pacote de papel higiênico e as toalhas de banho e rosto. Além disso, evite guardar maquiagem, remédios e perfume neste ambiente também. Além de ocupar o armário ou a prateleira, esse tipo de produto pode sofrer alterações com o calor e a umidade.

Evitar o excesso de móveis também é importante. Para organizar coisas que sempre devem ficar à mão, os nichos e prateleiras são sempre bem vindos, e podem ser fixados na parede acima da bancada da pia ou acima da bacia sanitária. Pronto, achamos um lugarzinho para alguns rolos de papel higiênico, um aromatizador de ambientes…

Quando eu era adolescente e tinha que lavar o banheiro na casa dos meus pais eu morria de raiva de quando jogava água e acidentalmente acabava molhando dentro do armário da bancada da pia! Pode falar, já aconteceu com você, tenho certeza! Desde então eu penso que o melhor tipo de armário para os banheiros são os móveis com rodízios, que você pode retirar quando vai fazer a limpeza. Facilita na hora de limpar e economiza dinheiro com papel higiênico molhado, armário estragado…

Aí temos o probleminha com o sifão da pia. Algumas pessoas não gostam quando ele aparece [realmente, não fica muito legal!]. A solução para este caso e mandar fazer um complemento na bancada, como na imagem abaixo. Neste caso, é claro que se perde um pouco de espaço embaixo da pia, mas nada que um nicho na parede não consiga resolver.

Post Medidas Banheiro_7

Outro ponto importantíssimo são os revestimentos. Aquela velha história de que quanto mais escuras são as paredes, os pisos e os tetos, menores os ambientes ficam. Podemos usar cores nos ambientes? Sim! E como podemos! Só que temos que saber qual o nosso objetivo na decoração. Se o ambiente já é pequeno e estamos querendo dar a impressão de que ele é maior, é melhor evitar as cores fortes e escuras aplicadas em planos muito grandes, como em uma parede toda, ou o piso todo do banheiro. Nesse caso é melhor usar as cores em alguns pontos para dar vida ao espaço.

Se você está construindo ou projetando uma casa ou apartamento pequeno desde a planta, dê preferência aos revestimentos mais claros. Se já comprou um imóvel antigo e quer clarear as paredes dos banheiros, você tem algumas opções: você pode mandar retirar todo o revestimento e colocar outro [o que é meio complicado, porque é caro], você pode mandar assentar o revestimento por cima do existente [o que nem sempre dá certo, porque pode dar diferença, principalmente na área da porta, da janela e do box] e, por último, pode mandar tinta por cima de tudo [essa é a opção que eu mais gosto!].

O site Casa.com.br dá várias dicas de tintas que podem ser aplicadas por cima do revestimento cerâmico. Clica aqui pra você ver. Segundo eles, esse tipo de revestimento é bem resistente, podendo ser lavado com água e sabão, mas evitando materiais abrasivos, como a palha de aço.

Tem também outra opção que não é ‘nem lá nem cá’. Você pode remover o revestimento de todo o banheiro, mantendo ele só nas áreas molhadas [dentro do box] e na parede hidráulica [parede onde se concentram todas as saídas de água].

Se você quer dar a impressão de que o ambiente é maior do que ele realmente é, tem outra dica preciosa, e esta vale pra qualquer ambiente! O espelho é seu melhor amigo!

Se aplicado em uma parede inteira, por exemplo, dá a sensação visual de que o banheiro tem o dobro do tamanho real! Tipo mágica, sabem?

Em relação às medidas, como o banheiro é um ambiente pequeno, não temos muito que inventar. Na hora de determinar a altura da bancada, podemos levar em conta a tabela do post da cozinha. Mas atenção para observação da minha xará e leitora Camila, que é arquiteta e lembra que nem sempre dá pra usar a tabela. Para determinar a altura você tem que levar em conta onde planeja fazer seus móveis [se for numa loja onde vendem os módulos prontos, você vai ter problemas] e se você é dono do imóvel ou pretende morar nele pra sempre. Talvez a altura melhor pra você não seja a mesma altura melhor pro próximo morador. Neste caso, cabe o bom senso e vale fazer uma média das medidas. A altura mais usual é 90cm.

Alguns itens que eu considero essenciais em um banheiro:

– Cesto de roupas sujas;

– Cesto de lixo;

– Toalheiros e porta papel higiênico;

– Armário para itens de higiene pessoal com pelo menos uma gaveta;

– Espelho;

Agora alguns luxos que eu acho que a gente pode se dar:

– Porta revistas e livros [ tem 1, 2 e 3 na Tok&Stok]

– Nicho para papel higiênico perto do sanitário;

– Som próprio para banheiro [ tem um MUITO legal aqui!]

– Espelhinho quem não embaça dentro do box;

Post Medidas Banheiro_2

Post Medidas Banheiro_3

Post Medidas Banheiro_4

Post Medidas Banheiro_5

Post Medidas Banheiro_6

As imagens são perspectivas do banheiro de serviço do apartamento da minha mãe, que eu medi e desenhei só pra vocês [porque ele é, sem dúvidas, o menor banheiro que eu já vi!]

O que acharam de todas essas idéias para o seu banheiro?

Beijos!

20130313-091623.jpg

  • Adrielli

    Adorei. Estou sempre de olho… Moro em Porto Alegre e comprei uma casinha em Cachoeirinha a pouco, não me entregaram a casa ainda, mas já estou olhando os móveis, como fazer para sair mais barato, pois casa pequena tem que ser muito organizada e planejada pra sobrar espaços. Muito útil pra mim… Obrigada!!! Adoreeei *-* Parabéns!

    • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

      Oi Adrielli!
      Obrigada pela visita!

      Bejooo!

  • http://www.morandosemgrana.com.br Fernanda

    Oi, Sam!

    Muito legais essas dicas! A minha casa tem uma espaço bom, mas os banheiros são muito pequenos… Ainda não escolhi a decoração, mas já vi que terei de adaptar muita coisa…

    Beijinhos

  • https://www.facebook.com/glaucia.reis.923 Gláucia Reis

    Meu banheiro vai ficar nesse estilo, pois é bem pequeno como a casa também kkkk.
    Amei as dicas de altura e medidas, pois ele está em construção, pois é já me casei e a casa não ficou pronta , ossos do oficio kk.

    • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

      Oi Glaucia!
      Esperamos que seu banheiro fique lindão!
      Depois manda foto pra gente ver?

      Bejooo!

      • https://www.facebook.com/glaucia.reis.923 Gláucia Reis

        Mando sim, pois o tamanho é exatamente esse e o lado de abrir a porta, onde vai ficar as coisas.

  • Bruna Santos

    Amei o post!!!! Parabens!
    Ideias super bacanas para deixar uma parte da casa que é meio esquecida, rs… Achei super legal a dica da pia, colocando outra parte para esconder o cifão, sempre pensei nisso, rsrs…

    Parabéns novamente!

    Beijos

    • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

      Oi Bruna!
      Eu, particularmente, não gosto muito do sifão aparecendo não! Melhor acrescentar uma sainha maior na bancada quando não vamos fazer o armário fixo, né?

      Bejooo!

  • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

    Oi Adrielli!
    Obrigada pela visita!
    Ficamos felizes que as nossas dicas sejam úteis pra você!

    Bejooo!

  • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

    Oi Fernanda!
    Banheiro pequeno é complicado, né? Mas tenho certeza que você vai conseguir adaptar tudo direitinho e otimizar o seu espaço!
    Obrigada pela visita!

    Bejooo!

  • Sarah

    Mila, td bom? Tô com uma dúvida.. Meu apt tem uma cozinha bem pequena, e é alugado. Conversei com o dono pra saber se ele topava que eu fizesse uma cozinha planejada, eu pagava a vista e ele descontava uma pequena parcela no meu aluguel, mas ele não quis. Daí por isso eu tô pensando em comprar já uma cozinha daquelas prontas com armário, paneleiro e gabinete.. Achei uma com um preço mto bom e que se encaixa perfeitamente na minha cozinha, só que o material é um tal de mdp, que eu nunca ouvi falar.. Vc conhece? Sabe se é bom?
    Bjss

    • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

      Sarah, vou pesquisar melhor sobre o material e logo logo te respondo sua pergunta, ok?

      Bejoooo!

  • Camila Tahan

    Oi Xará, Post muito bom! XD.. Obrigada por me citar.. ;)
    Uma coisa muito importante qndo a pessoa reforma o banheiro é ficar atenta com as loucas e metais que vai usar na bancada, se a pessoa nao quer subir mto a bancada ela usa uma cuba de semi encaixe ou apoio, que funciona bem. A saia pra esconder o sifão é tudo de bom msmo! Amo essa soluçao, uma de 15cm já resolve! Bju

    • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

      Oi Xará! Já vi que você vai me ajudar muito nos posts! Dicas super valiosas as suas!
      Se tiver mais alguma é só escrever! ;)

      Bejooo!

      • Camila Tahan

        Vc falou ate agora de duas coisas que eu faço mto, banheiro e cozinha! Amo! Projetar um lavabo entao! heheh… Pode deixar.. tem email? Outro dia mandei uma dica pra Sammia.. espero que ela poste…
        Se vc estiver precisando de uma ideia, pode me perguntar. Bju

        • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

          Tenho email sim!
          mila@morandosemgrana.com.br
          Pode mandar as dicas de decoração pra mim que eu vou repassando pros leitores nos posts! Muito obrigada pela colaboração! Bejoooo!

          • Camila Tahan

            Xará!!! Quase morri agora… vou ser sua parceira aqui no blog! To aceita na equipe! XD.. mas decoração é com vc… depois vou te passar umas coisinhas que eu pensei! Bju

  • Taynara Félix

    A d o r e i !
    Assim como a Mila sou Mineirinha, apaixonada por “Faça você mesmo”… Estou a 5 meses do meu casamento, moro no Litoral Norte de Sao Paulo e meu noivo no Guaruja e já estamos na fase de ganhar e comprar nossos moveis.. Muito TUDO de bom isso tudo..

    • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

      Oi Taynara!
      Ser mineirinha é tudo de bom, né? hehehe
      Essa fase de ganhar presentes de casamento é muito boa! Graças a Deus nós ganhamos praticamente tudo por aqui! (me casei há quase 2 anos)
      Espero que seu casamento seja lindo!

      Bejoooo!

  • Lore Chachá

    Meninas, amei demais a dica, meu banheiro é igualzinho a esse e até agora eu não fazia idéia de onde colocar o porta papel. Está tudo mais fácil agora, vou usar as dicas e depois mando a foto pra vocês verem como ficou!!!
    Viver sem grana com as dicas de vocês ficou bem mais fácil!!!Beijos!!!

    • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

      Oi Loreee!
      Você viu que foi inspiração do post, né? hehehe
      Manda foto mesmo pra gente ver!

      Bejoooo!

  • Ariane

    Nossa que super dica, realmente o banheiro minúsculo é a realidade dos casais que compram os apartamentos de hoje na planta. Muito obrigada!

    • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

      Oi Ariane!
      Esse banheiro do post é o de serviço do apartamento dos meus pais. E olha que o deles é mais antigo… a funcionária deles tava grávida, não sei como ela tava usando! hahahaha
      Esperamos que o post tenha te ajudado!

      Bejooo!

  • Amanda

    oi amei o post, meu banheiro e minusculo kkk ( tive que diminuir pra aumentar o quarto do meu filho), e estou na fase de imagina-lo pronto, não sei muito o que fazer ainda, mas esse post me deu bastante ideias….. ah faz um post de como decorar um quarto infantil que sirva pra muitos anos kk.bjs

    • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

      Oi Amanda!
      Ótima ideia a do post pra quarto infantil, heim?

      Bejoooo!

  • Ellen R

    ADOREI!!!!!!!!!!! Como isso me ajuda!!! Acabei de comprar a casa e meus banheiros são muuuito pequenos!! Esse post me ajudou muito!!! Já estou tendo outras ideias!! Adoro seus posts!! Bjuss

    • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

      Oi Ellen!
      Que bom que você gosta dos posts!

      Bejooo!

  • Ana Priscilla

    Ótima dica Mila, vou post muito bem explicado, adorei!!! Beijos e fica com Deus!

    • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

      Oi Ana Priscilla!
      Que bom que você gostou do post!
      Fica com Deus você também!

      Bejooo!

  • http://www.alegriadecasar.blogspot.com Juliany

    Mila, esse post foi feito para mim! rs
    O banheiro da minha casa vai ser minúsculo e estou mega preocupada com isso.

    • http://www.futilmenteinteligente.com.br Mila Bomtempo

      Oi Juliany!
      Não fica preocupada! Vai dar tudo certo, você vai ver! ;)

      Bejooo!

  • Michelle

    Fui (e ainda sou) fiel leitora do CSG, que me ajudou muuuuuuito no meu casamento. E agora, tenho que acompanhar o MSG. E olha só! Logo na primeira visita já achei a solução pros meus banheirinhos!!!!

  • Mairla

    Olá!!!
    Achei muito interessante a otimização do espaço. Mas vc tem uma idéia para adicionar o cesto de roupas sujas?

  • Valter Rocha

    Boa tarde,
    Estou com uma dúvida, posso consultá-la no decorrer da semana. Irei fotografar o espaço e conto com sua ajuda para otimizarmos o espaço.

  • Silvia Navarro

    Posso te fazer uma pergunta? Estou reformando um banheiro pequeno de um apartamento para alugar. Pensei nas suas ideias, mas temo que se colocar cores pode ser que o inquilino não goste. então, você acha que tudo branco pode ser melhor aceito pelo futuro inquilino? Até onde devo ir para deixar o banheiro mais amplo, moderno, mas passível de ser utilizado por pessoas de todos os gostos? Obrigada

    • http://www.morandosemgrana.com.br Mila Bomtempo

      Oi Silvia!
      Claro que você pode fazer uma pergunta! Quantas quiser!

      Em relação ao sem banheiro, você pode sim usar cores, e mesmo assim deixá-lo tão neutro que não vá ‘agredir’ a visão as pessoas.
      Verde e azul meu clarinhos sempre são uma ótima pedida para esse espaço, porque as cores remetem a limpeza e tranquilidade, tudo que a gente quer a hora que vai tomar aquele banho gostoso depois de um longo dia de trabalho.
      Acho que usando uma dessas duas cores não tem erro!

      Bejoooo!

  • Jussara Araújo

    Sensacional esse banheirinho!!! Tenho um quarto de 4×4 e meu sonho é ter meu próprio banheiro. Vou apostar nessa ideia.

  • nilzete

    meu banheiro e minusculo q fazer tenho espacio para acrescentar estou precisando de dicas 1 por 2.20… devo acrescentar mais 1 na lagura .. mais sera mesmo q devo a casinha e para alugar …

  • Nyna

    Mila,

    gostei muito de suas dicas. Realmente a vida em apertamentos não é fácil. Tenho um grande pequeno problema, pretendo reformar o banheiro que faz parte da dce. Pretendo reformá-lo aumentando a largura (reduzindo o quarto de empregada que servirá depois como despensa|). Você acha que deixar a porta lateral ao box fica muito esquisito?
    Ou, me ilumine com uma idéia que não deixe horrível uma porta de banheiro abrindo direto na sala de visitas.

    Desde já agradeço e parabéns pelo site e pelos trabalhos.

  • France

    Ola! adorei me ajudou muito pois meu banheiro sem jeito

  • Cris

    Adorei! Comparado com o banheiro de empregada do meu apê (0,85X1,33m), este é imenso. Adoraria ter tanto espaço para fazer minha suíte. Terei que diminuir o banheiro principal para ficar com um banheiro do tamanho do teu. A arquiteta é super contra, queria que eu ficasse com um único banheiro ou diminuísse metade da área de serviço para fazer uma suíte maior.