Vamos falar de banheiros?

A nossa querida leitora Lorena Chachá deu a ideia e nós adoramos!

Vocês já estão carecas de saber da história de que as casas e apartamentos – principalmente os apartamentos – estão cada dia menores. E fica difícil planejar a organização e decoração de ambientes tão compactos, ainda mais quando se tem muita coisa pra guardar e/ou mais de uma pessoa usa o ambiente ou até na casa.

Mas nós vamos te ajudar!

Já ouviram falar que menos é mais? Então, quando se trata de banheiro, não é diferente.

Se você já tem um espaço pequeno, então é melhor colocar a menor quantidade de objetos possível neste ambiente.

A dica é não usar o espaço – escasso – do banheiro pra armazenar objetos e produtos de higiene pessoal. Tenho certeza que nos próximos posts vamos encontrar um lugar pra você guardar o pacote de papel higiênico e as toalhas de banho e rosto. Além disso, evite guardar maquiagem, remédios e perfume neste ambiente também. Além de ocupar o armário ou a prateleira, esse tipo de produto pode sofrer alterações com o calor e a umidade.

Evitar o excesso de móveis também é importante. Para organizar coisas que sempre devem ficar à mão, os nichos e prateleiras são sempre bem vindos, e podem ser fixados na parede acima da bancada da pia ou acima da bacia sanitária. Pronto, achamos um lugarzinho para alguns rolos de papel higiênico, um aromatizador de ambientes…

Quando eu era adolescente e tinha que lavar o banheiro na casa dos meus pais eu morria de raiva de quando jogava água e acidentalmente acabava molhando dentro do armário da bancada da pia! Pode falar, já aconteceu com você, tenho certeza! Desde então eu penso que o melhor tipo de armário para os banheiros são os móveis com rodízios, que você pode retirar quando vai fazer a limpeza. Facilita na hora de limpar e economiza dinheiro com papel higiênico molhado, armário estragado…

Aí temos o probleminha com o sifão da pia. Algumas pessoas não gostam quando ele aparece [realmente, não fica muito legal!]. A solução para este caso e mandar fazer um complemento na bancada, como na imagem abaixo. Neste caso, é claro que se perde um pouco de espaço embaixo da pia, mas nada que um nicho na parede não consiga resolver.

Post Medidas Banheiro_7

Outro ponto importantíssimo são os revestimentos. Aquela velha história de que quanto mais escuras são as paredes, os pisos e os tetos, menores os ambientes ficam. Podemos usar cores nos ambientes? Sim! E como podemos! Só que temos que saber qual o nosso objetivo na decoração. Se o ambiente já é pequeno e estamos querendo dar a impressão de que ele é maior, é melhor evitar as cores fortes e escuras aplicadas em planos muito grandes, como em uma parede toda, ou o piso todo do banheiro. Nesse caso é melhor usar as cores em alguns pontos para dar vida ao espaço.

Se você está construindo ou projetando uma casa ou apartamento pequeno desde a planta, dê preferência aos revestimentos mais claros. Se já comprou um imóvel antigo e quer clarear as paredes dos banheiros, você tem algumas opções: você pode mandar retirar todo o revestimento e colocar outro [o que é meio complicado, porque é caro], você pode mandar assentar o revestimento por cima do existente [o que nem sempre dá certo, porque pode dar diferença, principalmente na área da porta, da janela e do box] e, por último, pode mandar tinta por cima de tudo [essa é a opção que eu mais gosto!].

O site Casa.com.br dá várias dicas de tintas que podem ser aplicadas por cima do revestimento cerâmico. Clica aqui pra você ver. Segundo eles, esse tipo de revestimento é bem resistente, podendo ser lavado com água e sabão, mas evitando materiais abrasivos, como a palha de aço.

Tem também outra opção que não é ‘nem lá nem cá’. Você pode remover o revestimento de todo o banheiro, mantendo ele só nas áreas molhadas [dentro do box] e na parede hidráulica [parede onde se concentram todas as saídas de água].

Se você quer dar a impressão de que o ambiente é maior do que ele realmente é, tem outra dica preciosa, e esta vale pra qualquer ambiente! O espelho é seu melhor amigo!

Se aplicado em uma parede inteira, por exemplo, dá a sensação visual de que o banheiro tem o dobro do tamanho real! Tipo mágica, sabem?

Em relação às medidas, como o banheiro é um ambiente pequeno, não temos muito que inventar. Na hora de determinar a altura da bancada, podemos levar em conta a tabela do post da cozinha. Mas atenção para observação da minha xará e leitora Camila, que é arquiteta e lembra que nem sempre dá pra usar a tabela. Para determinar a altura você tem que levar em conta onde planeja fazer seus móveis [se for numa loja onde vendem os módulos prontos, você vai ter problemas] e se você é dono do imóvel ou pretende morar nele pra sempre. Talvez a altura melhor pra você não seja a mesma altura melhor pro próximo morador. Neste caso, cabe o bom senso e vale fazer uma média das medidas. A altura mais usual é 90cm.

Alguns itens que eu considero essenciais em um banheiro:

- Cesto de roupas sujas;

- Cesto de lixo;

- Toalheiros e porta papel higiênico;

- Armário para itens de higiene pessoal com pelo menos uma gaveta;

- Espelho;

Agora alguns luxos que eu acho que a gente pode se dar:

- Porta revistas e livros [ tem 1, 2 e 3 na Tok&Stok]

- Nicho para papel higiênico perto do sanitário;

- Som próprio para banheiro [ tem um MUITO legal aqui!]

- Espelhinho quem não embaça dentro do box;

Post Medidas Banheiro_2

Post Medidas Banheiro_3

Post Medidas Banheiro_4

Post Medidas Banheiro_5

Post Medidas Banheiro_6

As imagens são perspectivas do banheiro de serviço do apartamento da minha mãe, que eu medi e desenhei só pra vocês [porque ele é, sem dúvidas, o menor banheiro que eu já vi!]

O que acharam de todas essas idéias para o seu banheiro?

Beijos!

20130313-091623.jpg