Sol, calor, praia, clube, alegria! O verão poderia ser resumido dessa forma, se não fossem aqueles mosquitos que teimam em nos acompanhar em quase todos os lugares, principalmente na hora de dormir. Ninguém merece! Travamos uma guerra contra os pernilongos animadíssimos e persistentes: janela aberta pra não sentir calor? Eles atacam! Fecha a janela ou se cobre com o lençol? Não dá pra dormir com essa temperatura! Quer acampar, ir para uma casa de praia ou tomar um banho de cachoeira? Aí o mosquito vem com mala e cuia e traz toda a família (inclusive o cunhado) pensando que ele também foi convidado. Daí você pira e pensa: “Cadê meu repelente?!”

E quem é alérgico a picada de inseto, então? Eu sou e se mais alguém aqui também é sabe o quanto uma picadinha pode inchar, arder e incomodar bastante. Por isso, procuramos sempre nos proteger de alguma forma, buscando os recursos existentes no mercado para nos livrarmos desses (queridos) visitantes. Então você compra aqueles produtos mega químicos, os inseticidas, que até matam os indesejáveis pernilongos, mas deixam todo mundo com uma alergia péssima, sem contar o maravilhoso cheirinho (só que não). Para vocês terem uma ideia, eles são tão nocivos ao homem que podem acarretar em câncer. Minhas amigas, parece um beco sem saída, um ciclo sem fim que precisamos enfrentar todo verão, não é mesmo? Mas calma! Hoje temos uma dica ótima de como fazer repelente caseiro e se livrar dos mosquitos. Vamos ver?

Mosquitos + Calor = Repelente Caseiro

Nesse calor, com todas essas dificuldade, o melhor é carregar um estoque de repelente por onde for. Mesmo não sendo um produto maravilhoso para a pele, ainda é a melhor opção. Quer dizer, o melhor meeeeesmo é carregar um repelente caseiro contra mosquitos, feito por quem? Por você! Além de ficar protegida das picadas desnecessárias, sua pele é guardada dos produtos químicos industrializados.

O que acontece é que aqueles óleos essenciais com cheirinho de plantas (citronela, eucalipto, alecrim, canela, cravo, hortelã, alfazema, amêndoa etc), espantam os mosquitos exatamente pelo cheiro que possuem. É por isso que fica fácil produzir em casa o seu repelente. Eles são simples, versáteis, muito mais puros e super baratinhos (opa, olha a economia aí!).

Anote uma receitinha fácil, fácil para salvar os seus dias! Até os bêbes podem usar.

Ingredientes

  • 100 ml de álcool;
  • 10g de cravo da Índia;
  • e 100 ml de óleo de amêndoas.

Modo de fazer: Coloque o cravo no álcool e deixe curtindo durante quatro dias, agitando a substância sempre que puder. De preferência, coloque os ingredientes em um recipiente escuro, pois o contato com a luz faz com que os ingredientes percam alguns de seus atributos originais. Depois, acrescente o óleo de amêndoas (ou outro óleo corporal da sua preferência).

Já está pronto o seu repelente caseiro!

Agora é só passar pequenas quantidades pelo corpo e ufa… Ficar livre dos mosquitos.

 

Até a próxima 😉

  • Ioná

    Que beleza! Super simples de fazer e os ingredientes a gente tem em casa!!! Sam, será que esse é eficiente contra o mosquito da Dengue também? Estamos num surto aqui em Sorocaba…uma tristeza. 🙁

    • É! Ele é sim e tô sabendo que ai tá triste mesmo. As crianças estavam até sem aula não era?

  • ALINE LIMA

    Gostei bastante da dica 🙂