Casa limpinha e cheirosa… humm! Como não amar? Às vezes dá um pouco de trabalho, aquela preguicinha, aquela vontade de largar tudo pra lá, mas o resultado de limpar a casinha e ver tudo brilhando depois não tem preço! Quer dizer, tem sim. Produtos de limpeza não estão lá tão baratinhos no mercado e, cada vez mais, aumentam as opções e finalidades de cada um deles. Tem sempre um lançamento que a gente quer experimentar e, quando percebemos, temos produtos para dar e vender e nem utilizamos todos. Por esses e outros argumentos que o post de hoje vem te ensinar a como fazer amaciante em casa de forma econômica.

Tanto pelo custo-benefício quanto por uma questão sustentável, muitas pessoas estão optando por produtos de limpeza caseiros. Eles são mais baratos, rendem mais e feitos com produtos biodegradáveis. As embalagens, por exemplo, são reaproveitamento de garrafas que seriam jogadas no lixo. Outro ponto positivo dos produtos caseiros estão ligados à nossa saúde. Os completamente industrializados são mais agressivos e facilitam o aparecimento de alergias na pele, problemas respiratórios, entre outros.

Eu separei duas fórmulas (nada) secretas de cheirosos e poderosos amaciantes. Confira!

Passo a passo

Para começar a grande aventura, lembre-se de utilizar algumas coisinhas básicas para facilitar o trabalho, como: panela (as esmaltadas são melhores), vários recipientes graduados (para medir a quantidade dos produtos), colheres e espátula (de preferência de plástico); e para a sua segurança: luvas, avental e máscara. Pronto? Agora, mãos à obra!

Primeira receita

Ingredientes para 10 litros de amaciante (a quantidade varia de acordo com o que você deseja. Por exemplo, se quiser fazer 20 litros, dobre a quantidade. se preferir 5, é só dividir ao meio):
– 250 g de base amaciante azul ou branca;
– 10 litros de água;
– Essência a gosto.

Modo de preparo: esquente a água até que ela atinja uma temperatura entre os 60 e 70°C, ou seja, antes de ferver (a água ferve quando chega a 100ºC). Pique a base em pedaços pequenos e despeje na água quente, ainda no fogo. Depois, mexa até dissolver totalmente. Assim que a água ferver, retire-a do fogo. Mexa bastante até esfriar e, quando o líquido chegar a uma textura grossa de amaciante, já está bom. Deixe esfriar e adicione a essência. Misture bem.

Segunda receita

Ingredientes
Água;
Vinagre branco;
Bicarbonato de sódio;
Óleo essencial (o da sua preferência).

Modo de preparo: misture a água e o vinagre branco, numa proporção de dois para um: a cada duas partes de água, uma parte de vinagre branco. Exemplo: duas xícaras de água, uma de vinagre. Acrescente o bicarbonato de sódio na mesma proporção do vinagre branco. Mexa para misturar bem todos os ingredientes. Por fim, acrescente cerca de 25 gotas de óleo essencial.

Muito fácil de fazer, né?

Agora que você já aprendeu a produzir amaciantes, quem sabe não aproveita e usa esses conhecimentos e seus novos produtos de limpeza como fonte de renda? Aumente a quantidade, coloque em várias garrafas (recicláveis) e faça sua propaganda. Além de tudo, você ainda estará ajudando a preservar o meio ambiente! #ficadica

como-fazer-amaciante-em-casa-de-forma-economica (1)

Até a próxima!

  • Ioná

    To amaaaaaando tudo isso aqui diferente! Receitinha anotada! Bjo!