Quem concorda que economia é tudo nessa vida levanta a mão e bate aqui! o/\o Não dá pra ficar desperdiçando nada hoje em dia: nem tempo, nem dinheiro, nem água, nem comida. A natureza agradece, a gente também. Eu acho, inclusive, que na maioria dos casos, cuidar direitinho de tudo isso não é mais do que nossa obrigação. Afinal de contas, quem sai ganhando? E você sabe que, no dia a dia, nem reparamos quantos pequenos atos poderíamos colocar em prática para que, por exemplo, não desperdiçássemos alimentos. Nada que dê trabalho, apenas cuidados simples para tornar a vida de todos um pouco melhor e fazermos a nossa parte. Então, vamos juntas conferir como conservar melhor os alimentos?

Alho: Descasque e coloque os dentes em um vidro com óleo de cozinha. Isso evita o ressecamento e a mistura gera um ótimo molho para saladas.

Cebola: Quando sobrar metade na geladeira, passe um pouco de manteiga sobre ela para evitar que resseque muito rápido.

Açúcar: Para evitar que ele fique todo cheio de pedras, coloque-o em um pote com alguns biscoitos salgados.

Leite: Quando abertos, leites de caixinha deve ser guardados na geladeira (os de saquinho, sempre) e de preferência longe das carnes e temperos, para não pegarem o cheiro desses alimentos.

Queijo: Se estiver fora da geladeira, embrulhe-o em um papel filme e guarde em um local seco e arejado. Já na geladeira, é só cobrir com um plástico.

Garrafas: Devem ficar em lugares frescos e pouco iluminados. Bebidas alcoólicas conservam melhor se ficarem na posição horizontal, longe de som alto.

Pão: Nunca esqueça de fechar a embalagem com aquele arame. No caso dos pães de forma, não retire a primeira e a última fatia.

Ovo: Uma dica para que eles durem mais é guardá-los com a ponta mais fina pra baixo.

Café: Pó de café deve ficar em um pote bem fechado e na geladeira, para manter o sabor por mais tempo.

Além dessas dicas específicas para cada alimento, também não é indicado guardar condimentos perto do fogão, pois o calor afeta a cor e o sabor do alimento. E grande parte dos produtos precisam ser colocados em recipientes bem fechados. No caso de frutas e verduras, embalagens com materiais que deixem os alimentos respirarem são mais indicadas.

Claro, você pode congelar os alimentos. Esse método é o mais conhecido e o mais utilizado (e você já sabe como fazer isso corretamente com as dicas que já mostramos para você), mas também existem outros, como a desidratação, que remove a umidade de certos alimentos e evita a formação de bactérias. Algumas carnes, por exemplo, passam por um ressecamento ao sol, como a carne seca ou alguns peixes. Ainda há a aspiração, que consiste em colocar o alimento em um saquinho e remover o máximo possível de ar. Depois é só fechá-lo bem.

Acho que com essas dicas já dá pra conservar e economizar bastante, certo? Se você souber de mais alguma, me conta!

Espero ter ajudado.

Até a próxima!

  • miutsu

    Faz outro post falando/ensinando sobre estes outros métodos.