Hoje o assunto é para quem gosta de costura e de inventar moda de vez em quando. Tem uma máquina em casa e arrisca umas manobras? Não precisa ser profissional, apenas o conhecimento básico já está de bom tamanho. Quem tem atenção e vontade de acertar já está com meio caminho andado. Mas vem cá: você sabe como apertar vestidos?

Você sabe, costureira boa e barata hoje em dia é quase um milagre. Aquelas que fazem tudo direitinho realmente valorizam seu trabalho. Quando precisamos fazer uma roupa do zero, vale muito a pena o investimento, mas quando só queremos apertar uma peça… O ideal seria fazer o serviço em casa. Imagina que maravilha poder comprar a roupa que você realmente gostou em uma loja, mas que não tinha o seu tamanho? Ou ainda voltar a vestir aquela peça que não serve mais em você porque emagreceu? Sem contar as blusas, calças e vestidos que você provavelmente ganhou de presente em um número maior do que o seu.

Como cada roupa tem suas características específicas, a forma de apertá-la muda de uma para outra, é claro. Hoje, vamos mostrar como apertar vestidos que você tem em casa e que estão largos por algum motivo: ou porque você perdeu alguns quilinhos ou porque na loja não tinha exatamente o seu tamanho, mas você amou a peça e não ia deixar a fofa dando sopa por lá!

#1

Antes de ajustar, experimente o vestido e peça a ajuda de alguém para fazer as marcações nos lugares corretos que precisam apertar. Utilize alfinetes de costura para isso.

#2

Em seguida, repare onde já estão as costuras e as pregas do vestido, pois o ideal é você ajustar nos mesmo lugares.

#3

Com o vestido virado ao avesso, dobre a parte que está sobrando e costure da mesma forma que você marcou. Caso não tenha segurança com máquina, alinhave com linha e agulha e só depois utilize a máquina.

#4

Costure pontos adicionais no início e no final das costuras, para reforçá-las. Assim, não se soltarão facilmente.

#5

Por fim, desvire o vestido e experimente. Se ficou tudo ok, retire a peça e corte o tecido que estiver além das novas costuras, deixando só uma beiradinha bem pequena.

***

Fácil demais e super útil saber essas técnicas, não é mesmo? Até porque, para que vestidos fiquem realmente lindos no corpo, eles precisam de um caimento perfeito no corpo. Só fique atenta ao seguinte: Existem algumas peças como, por exemplo, as que possuem zíper ou botões, que devem ser levadas a uma costureira profissional. Se você não tiver total segurança, pode acabar estragando uma roupa.

Até a próxima!

NO COMMENTS