Ah, como é de se mudar pra sua casa, com as suas coisas! Aí a mudança chega, você coloca tudo no lugar, consegue cavucar uma roupa de uma caixa/mala, e vai tomar um banho (considerando que você já fez sua primeira compra e tem sabonetes em casa). Aí você descobre que seu banheiro não tem saboneteira! Aí, ou você faz malabarismo pra segurar o sabonete o banho todo, ou se estiiica toda pra apoiar ele no vaso/pia, e molha boa parte do banheiro. Ou então, apoia ele na janela, se ela ficar do lado, sob o risco dele se sujar. Porque ninguém nunca te contou que você precisava de uma saboneteira, poxa?

Ok, a cena descrita acima pode ser exagerada, mas alguns detalhezinhos que geralmente não reparamos trazem conforto no dia-a-dia, e fazem bastante diferença pra ‘casa que eu me mudei’ se transformar em lar. Hoje vou falar de algumas coisas que nunca reparei muito até começar a preparar a mudança (ou até mesmo depois de me mudar), mas que fazem uma diferença enorme na rotina.

Lixeiras

20130422_162711

Ok, essas eu corri atrás antes, porque me assustei com os valores de boas lixeiras e bem… elas são um item indispensável em casa, né? Fiz a lista do meu chá de panelas todas feliz e pedi várias pensando ‘se a pessoa não for ou não puder dar, já garanto alguma!’. Resultado, tenho uma pra cada cômodo da casa 😛

Não que isso seja algo ruim, considerando que cada uma se adequa ao ambiente: cozinha, área de serviço, escritório, banheiro… fica até mais fácil separar o lixo, caso tenha coleta seletiva em sua cidade. É um item necessário, que a gente nem sempre se toca, e recomendo que peça no chá de panela/casa nova, pra garantir.

Cesto de roupas

20130422_162524

Você se muda, começa a rotina, e todo dia, tem uma muda de roupa por pessoa pra lavar. E deixar ela se acumular num canto do banheiro ou do quarto não é nada legal, né? Logo que me casei, morei 2 meses em Goiânia, enquanto meu marido fazia treinamento no trabalho novo dele. E lá vi que as coisas ficam bem mais organizadas se você tiver os cestos, com menos cara de bagunça! Hoje tenho um pra roupas sujas e outro pra roupas limpas/a passar. E eles não são tão caros, muitos são mais baratos que lixeiras! Hahaha.

Cesto para prendedores de roupa

20130422_162855

Outra coisinha que ajuda muito na organização, e eu esqueci completamente de pedir no chá de panelas. Lembrei dos prendedores, e esqueci a danada da cestinha! Aí abri os pacotes  dos prendedores e não tinha onde guardar, fuén. Claro que qualquer caixa ou potinho de plástico resolve o problema, mas o cestinho tem preço super amigo, e dá uma carinha de mais organização na sua despensa/área de serviço.

Escorredor de pratos

20130422_163120

Esse item é super importante, mas mais complexo: bons escorredores são SUPER caros, tipo R$100. Existem algumas opções bem mais em conta, que são frágeis ou pequenos, mas que podem ajudar bastante na emergência. E bem, já vi muita gente desdenhando dele em lista de casamento porque ‘não é presente de casamento’. Como não, gente? É um item que faz muito parte do dia-a-dia da casa. Quando for comprar, ou se for ganhar, pense que sua pia pode ter um espaço reduzido (tipo a minha aí em cima, em que o escorredor ocupa um lado inteiro), e tente procurar a melhor opção considerando qualidade x valor x tamanho.

Conjunto de pia

20130422_162743

A imagem mostra a pia da cozinha, mas vale pro banheiro também: lugar pra colocar detergente, sabonete e bucha na cozinha, e sabonete líquido, escovas de dente, de cabelo, algodão e outros itens do tipo. Além de úteis, esses itens podem fazer parte da decoração da sua cozinha/banheiro, e existem conjuntos bem charmosos por aí! No caso, o meu de cozinha não é NADA charmoso – mas foi o que eu achei de tamanho mais adequado, considerando minha pia.

Saboneteira

20130422_162609

Claro que, depois do drama no começo do post, não tinha como deixar ela de fora, né? Essa veio de Goiânia também, e foi lá que eu sofriii (ô pobi de mim!) com a falta do tal suporte pra sabonete/shampoo no banheiro. Procurei uma saboneteira de ventosas, mais prática, e que pudesse trazer comigo, já que iria me mudar logo – e bons acessórios de banheiro + a visita de um instalador pode sair bem caro, além dos furos que ficam na parede. Essa achei na TokStok, mas boas lojas de utilidades domésticas costumam ter.

Miudezas úteis

Outras coisinhas que a gente geralmente não se lembra que são úteis, mas é bem bom providenciar pra ter em casa – e confiem em mim, se vocês não tiverem, vão precisar:

  • Durex, fita crepe e fita adesiva pra embalagem;
  • Super Bonder;
  • Conjunto de agulha e umas 3 cores de linha, pra consertos rápidos, pregar botões, etc;
  • Caixinha de remédios básica e pronto-socorro (remédio pra dor de cabeça, antigripal, gaze, esparadrapo, band-aid)
  • Tesoura/estilete
  • Canetas e papel para anotações
  • Cola branca
  • Extensões, “Ts” e adaptadores de tomada (só não saiam ligando 20 coisas numa tomada só, pelamor!)

 

Quais as dicas de vocês? O que consideram utilidades importantes em casa, mas que geralmente só lembramos na hora de precisar?

E se você quiser contar sua experiência aqui no Morando, só escrever: [email protected]

Beijinho e até semana que vem!

Assinatura Fla

  • Pior que são coisinhas essenciais que a gente se esquece de comprar! hehehe… Estou anotando as suas dicas!!

    Beijinhos

  • ana c.

    Nao tem como fugir sempre falta algo q deixamos de lado,uma coisa que aprendi foi ter duas esponjas uma para copos,jarras e outra para panelas,ah e escovinha prapia da cozinha e paninhos para enchugar a pia . bom ter sempfe pregos e martelo tbm.

  • Bem interessante suas dicas Flavia!!!

    Eu ainda não posso contar minha experiência sobre isso hehe…

    Mas vou anotar suas dicas pra esquecer o menos possível hehe…

    http://casaroucomprarbike.blogspot.com.br/

  • ana c.

    Ah, observei a colher de pau, NAO pode ficar no escorredor tem que colocar de preferencia onde bata sol,depois de seco quarda, o mesmo para machucadores ou todo de madeira, e precisar ter sempre velas em casa!

    • Eu tinha acabaaado de lavar ela! Fico de olho pra guardar assim que seca. Colher de pau é super prática, mas bem frágil mesmo!
      E as velas são uma ótima dica tb! Brigada!

      • Ana C.

        😉

        muito legal o post, bj.

  • Fer Menegolo

    Realmente Flá ..a gente só se dá conta desses “detalhes” importantes qndo chega a hora de usar.
    Minha última aquisição lá em casa foi o escorredor de louças.
    Como moro na praia,a primeira preocupação foi a de escolher um material que não pegue ferrugem – fiquei entre o alumínio e o plástico.
    Fui pesquisar os modelos e me encantei com uma da Coza que é da linha Bios..Paguei R$32,00 e sei que se cuidar vai durar muitooo tempo pq não tem o perigo do ferrugem.
    O meu porta detergente tmb é da mesma linha,só que é naquele estilo “romeu e julieta” sabe?!
    A lixeirinha da pia comprei aqueles vasinhos de alumínio que vende nas lojas de 1,99 🙂
    E vc falando da cestinha p/grampos..Preciso de uma urgente..estava usando uma bacia pequena que tinha.. Uuii..ahahaha!

  • Meu apartamento de 47m2 não comporta um cesta de roupa em nenhum cômodo, muito menos no banheiro, então, fazemos a máquina de lavar roupas de cesto de roupas.
    Após o banho colocamos as roupas sujas nelas e, ao lavar, as separo por cores no chão e depois as coloco numa bacia e as lavo.
    Assim economizei espaço e dinheiro 😉

  • Maristella Santos

    Flavinha salvando nossas cabecinhas do Alzheimer!!

    Sabe esse lance dos furos na parede?

    No banheiro e cozinha, meu pai fura sempre no rejunte… Assim, se for necessária alguma troca, basta re-rejuntar, e o revestimento fica preservado!

    Beijinhos

  • Andrea Cordeiro

    Suas dicas são ótimas Flavia.

    Antes de fazer minhas comprinhas, vou verificar se não ganhei esses itens e não esquecer de comprar.

    Beijo

  • Amanda

    Escova pro vaso sanitário

  • Rebeca Rolim

    Adoro suas dicas Flávia, favoritei o post e anotei mentalmente algumas coisas. Acho que itens menores é até melhor irmos comprando e guardando e outros, como o escorredor, pedir na lista de casamento.

    Uma dica se o banheiro não tiver box é comprar uma cortina e é sempre bom ter um rodo à mão pra não “enlamear” tudo.

    Beijos!

    • Aqui em casa tem cortina no box, com aqueles varões de pressão, porque o apartamento é alugado, não tinha e no contrato diz que tudo que a gente fizer de ‘benfeitoria’ fica pro dono e não pode ser descontado do aluguel, vê se pode! Eu morria de medo dela ficar com cara de ‘suja’ logo, mas é só cuidar direitinho que fica tudo certo, e ajuda muito a não alagar o banheiro todo!
      Brigada, beijo!

  • Cristiane

    Muito bom o post das dicas… olha no meu caso tenho que esperar eu me casar primeiro, pois muitas pessoas que irão me dar o presente do chá no casamento rsrs então só depois comprarei o que falta… e olha dessas coisas que vc listou eu preciso comprar uma lixeira, pois a que ganhei não veio com o balde removível, o kit pia, o escorredor de louças em inox pois não enferruja… e outras coisinhas que aos poucos dá se um jeito…
    Amei o post
    BjosC

  • Francielle Matos Bispo

    Adorei o post Flávia! Nossa, quando nos mudamos passamos por vários momentos desses.. Esquecemos completamente da lixeira da cozinha, ficamos uma semana colocando tudo na sacolinha plástica kkk.. Outras utilidades que julgo ser importantíssimas são os potes plásticos! Vários tamanhos e tipos, de plástico e de vidro.. Ideais para armazenar alimentos na geladeira, freezer e colocar marmitinha/lanche para o trabalho.. Outro item é aquela escada banqueta de cozinha. É muito mais prática para pegar os itens que ficam nos armários mais altos do que aquelas escadas grandes, além de que cabem dobradinhas em qualquer lugar da casa.

  • Ana Priscilla

    Ótimo post como sempre Flavinha! Adoro suas dicas, são muito úteis. Já copiei essa listinha e vou comprar tudinho assim que puder. Beijos

  • Josiane Borges

    Outras coisas importantes são os panos de louça e a tábua de carne, porque ninguém merece cortar as coisas sem apoio :/
    Bjs

  • Karen

    Rodinho de pia é bem útil 🙂
    Ajuda bastante a não encharcar o paninho de pia rs

    Bjs Fla :*

  • Uma coisa que não pode faltar é pá de lixo…experiência própria…rsrs
    Bxus…

  • Mariana

    Experiência própria .. Nao pode faltar tábua de passar roupa e para quem mora em apartamento acho fundamental varal de teto .. Ajuda a secar mais as roupas, só o de chão nao da!

    E tambem tenho a cortina no Box, eh perfeito! Nao molha nada meu banheiro e bem mais barato que o Box!

    Beijos

  • ótimas dicas!

    sabe q esta do cesto de roupa suja foi muito engraçado, ganhei um assim enorme e pensei “pqp oq eu vou fazer com isso?” E hoje ele salva minha vida! É muito bom, até queria mais um rsrsrsr

    e o escorredor de louça tambem é muito bom, eu era meio contra até comprar um, q maravilha!

    pequenos detalhes q nos ajudam tanto né

    bjo

  • Carol

    Me identifiquei muito com o post!

    Minha dica é ter muitos cabides para estender camisas, camisetas e blusas. Além de economizar espaço no varal, as roupas secam mais rápido e ficam mais fáceis de passar.

    Outro ponto pra quem vai morar em apartamento são os adesivos de colar no pé de cadeiras e banquinhos para não fazer barulho ao arrastar, e os adesivos de colar nos batentes das portas para diminuir o ruído ao fecha-las.

    Em 2 anos me mudei 2 vezes. Na última para morar junto com meu namorado numa cidade e estado onde não conhecemos ninguém! tem sido um desafio se adaptar e os blogs tem ajudado bastante!

    Bjus!