Oi gente!

Voltando aqui para mais uma vez falar da saga da casa própria – o sonho é possível! Hoje vou falar da parte chatinha da compra da sua casa própria que é a pesquisa dos primeiros fornecedores. Essa primeira fase consiste em bater muita perna e perder algumas horas em fila de espera, principalmente nos bancos.

Assim como a maior dica do nosso companheiro Casando Sem Grana, o início da procura pela construção ou compra da casa própria tem de começar pela pesquisa. É ela que faz toda a diferença desde o planejamento até a hora de finalmente colocar a plaquinha ‘Lar Doce Lar’ na sua casa.

Como contei no post anterior, a minha casa será construída através do programa habitacional Minha Casa Minha Vida, o mais viável no meu caso. Mas seja qual for o financiamento que você escolher, planejamento é fundamental. Mesmo que seja sozinho(a) ou com seu parceiro, para começar você precisa encontrar fornecedores de confiança, com trabalhos já realizados e que de preferência que você possa conhecê-los pessoalmente, seja para construção ou compra da casa pronta.

Entre os fornecedores você contará efetivamente com os elementos: banco, o arquiteto ou engenheiro e a imobiliária ou proprietário do terreno.

– O engenheiro ou arquiteto: Normalmente os profissionais mais conceituados possuem escritório bem localizado, casas e prédios arquitetados por eles com ampla propaganda o que dá mais credibilidade na hora de contratar, mas isso não quer dizer economia. Procure por outros profissionais, principalmente os de início de carreira que normalmente já atuaram como auxiliares de grandes empresas e tem grande potencial para fazer novos projetos e principalmente ouvir sua opinião. Mas sempre opte por profissionais com registro no Conselho Regional e Engenharia e arquitetura da sua região #ficadica.

– O banco: Se você já tem alguns anos de conta corrente ou até mesmo poupança é sempre bom procurar os planos do banco com que trabalha. Todos eles oferecem planos habitacionais com vantagens para os clientes, com variação de prazo, juros e entrada. Não tenha preguiça e perca alguns minutos conversando também com gerentes em outros bancos. É do banco que vai sair o dindin para o seu sonho, e vale pesquisar muito para ver qual deles oferece melhor condição para você. Uma dica: Além da Caixa Econômica Federal, o programa Minha Casa Minha Vida já pode ser encontrado nas agências do Banco do Brasil também.

O terreno: Para a compra do terreno, ou para uma casa pronta, você pode encontrar ofertas em sites de imobiliárias e construtoras. Elas oferecem bons imóveis e cobram uma pequena porcentagem no negócio por cuidar de toda parte chata da burocracia como contratos e registros.

Mesmo com a garantia de uma empresa dessas, ainda é possível economizar muito se você rodar por aí e encontrar aquele terreno ou casa dos sonhos e fechar um super negócio direto com o proprietário, livre da taxa de empresas mediadoras. Tem muitas pessoas que vendem terrenos ótimos só com a plaquinha de vende-se e telefone. Para sua garantia, você tem documentos que dão mais dar credibilidade e segurança ao negócio como fiadores, registro em cartório e até testemunhas.

E para encerrar hoje, trago um esboço da minha casinha. Sim, o projeto saiu quentinho do forno direto para vocês. Logo começamos a construir o que foi planejado por quase três meses, processo que vocês acompanharão passo a passo aqui comigo.

projeto Aline

Qualquer dúvida ou sugestão to aqui livre leve e solta para responder no email [email protected] ou nos comentários.

Beijos e até a próxima!

assinatura_aline

  • Cintia Barbo

    Aline:
    Amei a sua planta……..sua casa vai ficar lindinha! Aquela parede arredondada na cozinha então…que charme!
    Um super beijo!

    • Aline Damásio

      Obrigada Cíntia…Beijinhus!

  • Oi, Aline!

    Parabéns pelo post! Além de todos essas coisas que você mencionou, temos que estar atentos com a equipe que vamos contratar para construir a casa. Precisamos ter referências de pedreiros, mestres-de-obras, etc…

    Adorei a sua casinha!!

    Beijinhos

    • Aline Damásio

      Obrigada Fer. Estarei prestes a entrar nesta fase outra remessa de fornecedores e retorno aqui para contar! Beijos!

  • Oi Alineee!

    Adorei seu post! Muito fofa a sua casinha!
    Tão bom quando a gente vê os sonhos tomando forma, né?
    Nós compramos um ap, mas sonhamos em construir uma casa do jeitinho que queremos! Se Deus quiser logo logo chegaremos lá! 😉
    Só uma coisa me deixou preocupada no seu projeto: a parede curva!
    Você pensa em fazer um armário nela? Um balcão? É que vale lembrar que é bom tomar cuidado em relação ao móvel. Ele pode sair bem mais caro e correr o risco de não ficar perfeito. Quanto maior o grau de dificuldade de execução, maiores os preços e as chances de dar algum problema. 😉

    Bejooo!

    • Aline Damásio

      oi Mila…realmente a parede curva me preocupou muito principalmente pensando na hora de instalar armários. Este projeto ainda vai sofrer algumas alterações até a execução e a minha intenção e colocar a porta no lugar desta parede…bem modificações ainda estão por vir…beijos obrigada pelo toque!

      • Ah sim! Se precisar de alguma dica de decoração é só gritar, viu?

        Bejooo!

  • Cristine

    Oi Aline, gostei bastante do post, mas tenho uma dúvida, vocês optaram pela construção da casa por valores mais baixos, para ficar do jeito que vocês queriam ou a casa pronta seria mais cara? Beijos.

    • Aline Damásio

      Oi Cristine
      Nossa ideia inicial era comprar a casa pronta, mas as que tinham a disposição eram muito pequenas, além dos vendedores quererem uma valor muito maior que o do financiamento. A vantagem da casa pronta é a rapidez..tudo pronto em 3 meses! Qualquer dúvida estoy aqui! bjos!

  • Olá!
    Parabéns! Ótimo post! É importantíssimo se munir do máximo de informações possíveis nesse momento. 🙂
    Acredito que tenho alguma coisa a acrescentar com relação a quem tem interesse em fazer o projeto da casa, seja ele começando do zero, decoração, reforma ou ampliação, etc…
    Vocês sabem a diferença entre o que faz um arquiteto e um engenheiro? Pergunto porque a maior parte das pessoas me pergunta isso e geralmente não tem conhecimento dessa diferença.
    Durante a faculdade, o arquiteto adquire conhecimentos sobre conforto ambiental, estética, história, urbanismo, interiores, paisagismo, sistemas estruturais, hidráulica, elétrica… por aí vai, são várias matérias que contribuem para que esse profissional seja capaz de elaborar espaços não só bonitos, mas também funcionais. Um arquiteto pode e deve acompanhar obras e todo o processo de execução de seus projetos.
    Um engenheiro por sua vez, também tem uma formação bem completa, só que mais voltada para área técnica, ou seja, cálculo de estruturas, hidráulica, elétrica e etc, em seus projetos, ele visa a economia através do cálculo de estruturas e tudo mais.
    Portanto, no que se diz respeito a uma residência por exemplo, o arquiteto é o profissional mais indicado para elaborar o projeto arquitetônico (como o próprio nome já diz…hehe), pois sua formação é mais diferecionada para isso, ele capta o que o cliente precisa e passa para o papel, isso faz total diferença na qualidade da maneira que você usará sua casa no futuro.
    Logo após o projeto arquitetônico definido, o engenheiro desenvolve os projetos complementares (estrutural, hidráulico, elétrico, gás, etc…) visando a segurança e economia de materiais e na obra.
    Ambos profissionais podem trabalhar de maneira conjunta e colaborativa a fim de que o resultado final seja satisfatório.
    Foi só uma dica meninas! 😉
    Bjs

    • Aline Damásio

      Ótima dica Amandinha! Não falei sobre isso mas realmente ante de começar a mexer com a construção da minha casa mal imaginava que era necessário o trabalho desses dois profissionais, que geralmente a gente acha que é a mesma coisa. O que vale a pena mesmo é bater perna e encontrar profissionais de segurança.
      Beijos e bom fim de semana.

      • Amanda

        Obrigada! 🙂
        Sou arquiteta e sempre me perguntam isso…
        Grande abraço!
        Bjs

  • Parabéns tbm estou construindo minha casa pelo MCMV!!!

  • Alesasandra C. Portela

    Olá! sou trabalho em uma consultoria que tb é correspondente CAIXA AQUI! uma dica boa p/ não enfrentar tantas filas, pra quem tem interesse no PMCMV é ir nos correspondentes credenciados ou ate msm nas lotericas credenciadas, AJUDA MUITO, serviço mais rapido, mais personalizado, e é o MSM serviço oferecido pelo banco.

    :*

  • ingriti

    essa planta vc adquiriu pelo site soprojetos? como vc conseguiu a construção pelo minha casa minha vida?