Olá Gente,

 

Hoje o post é sobre os gastos que você terá com apartamentos comprados na planta.

Os apartamentos comprados na planta são menores do que você vê em um apartamento decorado, geralmente não tem as mesmas medidas que você vê na planta da corretora, são menores, cuidado!

Sempre fique atenta com o contrato, lá terá tudo que a construtora entregará no apartamento, leia com cuidado para não ter nenhum susto.

O que geralmente vem e não vem com o apartamento:

 

– Luminárias – você terá que contratar algum eletricista para instalar. A única luminária que a construtora coloca é na varanda (se o seu apê tem varanda/sacada), porque são luminárias padrão.

 

– Piso – algumas construtoras entregam apê com piso na cozinha e banheiro, outras entregam com piso em todo apartamento, depende do seu contrato.

 

 – Cerâmicas/Azulejos – a moda de agora é colocar cerâmica até 1,50m de altura na parede da pia da cozinha e o restante é pintura, e nos banheiros a cerâmica até o teto só dentro do Box. Se você não curte essa mania, terá que comprar um complemento e contratar um pedreiro.

 

– Aquecedor – hoje os banheiros já vêm com instalação de água quente, com isso você se quiser um banho quentinho terá que comprar um aquecedor, que custa entre 400 reais a 3mil dependendo da capacidade.

 

– Janela da área de serviço – a mania é a área de serviço aberta, mas nem sempre isso é legal, quando chove molha tudo dentro! Ou se você comprou um apê no 1º ou 2º andar e tem medo de assalto. É amigos, vai ter que comprar uma janela, e esse tipo de janela tem que ser padrão do prédio. Antes de mandar fazer, pergunte ao sindico o modelo e verifique no manual do proprietário.

 

– Impermeabilização – Oi? O apê não vem impermeabilizado? Algumas construtoras aderiram à moda americana de não impermeabilizar a cozinha e o banheiro, só impermeabilizam o Box do banheiro. Eles acham que temos que passar um paninho e acabou. Tenho uns amigos aqui no Rio que aconteceu isso no apê novo! Como descobrir que não é impermeabilizado? Primeiro veja o contrato, e se ele não disser nada, na visita técnica olhe se na cozinha tem ralo, se tiver ralo é impermeabilizado. Meus amigos não impermeabilizaram a cozinha, porque não tinha como por ralo, mas quebraram o banheiro e impermeabilizaram a parte de fora do Box. Fiquem de olho!

 

– Instalações de ar condicionado – Alguns apês vêm com instalação para ar condicionado de janela, outros vêm com a instalação para ar condicionado split. Se o seu veio com instalação de janela, e você quer split, terá mais um gasto. No meu próximo post vou dar dicas para instalação de ar condicionado split.

Se você já tomou um susto com o que recebeu, escreve para nós! [email protected]

 

Espero ter ajudado. Bjokas!

assinatura_camila

  • Ioná A.

    Oi Camila! Tem mesmo que ficar atenta ao contrato, é muito comum o não cumprimento dele pela construtora (não são todas, mas muitas agem de má fé). A pessoa está tão empolgada para entrar na nova casa, que na maioria das vezes, aceita o problema sem reclamar, mas, a dor de cabeça que vem depois, não compensa. Já vi azulejos caindo, infiltrações, rebocos despencando…isso é o “terror” pra qualquer mulher! E não pense que é fácil e barato consertar… Tenha certeza que o melhor é reivindicar seus direitos mesmo que tenha que esperar um pouco mais. Bjo! 🙂

    • Camila Tahan

      Concordo Ioná! O melhor é reivindicar sempre! Pq é seu direito como compradora de ter tudo direitinho, como esta no contrato! Se as pessoas reclamassem mais, teriamos menos construtoras que agem de má fé! Bjokas e bom fds

      • Ioná A.

        Bjo! Bom fds!

        Cadê esse povo que só lê e não comenta?! rsrs

        HELP!! Vão me deixar sozinha por aqui??!
        🙂

  • Cris G.

    Camila, eu acho que hoje em dia esta tudo tao caro que essa ideia de colocar ceramica so dentro do box e uma pintura de boa qualidade no restante e boa. Uma barra de azulejos ou pastilhas em cima da bancada (se houver) tambem e uma boa opcao.
    Da para fazer uma decoracao legal e barata, alem de ser muito mais facil em caso de uma reforma daqui a uns anos…
    Afinal depois de 5 anos a gente ja enjoa (pelo menos eu) e redecorar e bem mais acessivel, apenas uma pintura ja muda a cara do compartimento. Nao precisa nem contratar um pintor.
    Vale tambem para cozinha, onde a ceramica deve ser aplicada na parece da bancada e do fogao.

    Os apartamentos tambem nao vem com as ferrragens de banheiro e porta de box….
    Bjs 🙂

  • Bruna Santos

    Compara apartamento na planta requer uma série de cuidados:

    *leitura minuciosa do contrato, verificar os mínimos detalhes;
    *ficar atento na possibilidade de atrasos, sempre acontece;
    *quando entregam um prédio, na primeira reunião de condomínio, será instituído o condomínio e a partir de então será cobrada a taxa condominial e também um valor para o ‘enxoval’, que é para colocar equipamentos nas áreas comuns do(s) prédio(s);
    *os aptos novos vem com o básico do básico e geralmente os moradores fazem uma reforma para ficar com a cara deles.

    Acho que são esses os cuidados que se deve pensar.

    Não comprei apto na planta, pq eu ia morrer de ansiedade, além das metragens apresentadas ser pequenas e o valor maior do que um usado, então optei pelo usado, que demos início a reforma básica, rs…

    Beijos

  • Kassia Uchoa

    Eu acho que depende muito das construtoras. Comprei um na planta e no contrato ta tuuudo discriminado, a marca do piso ceramico, das loucas do banheiro, das pastilhas externas e do material do portao e equipamentos de lazer. Como qualquer compra vc tem q perguntar, ver referencias e pesquisar antes de fazer negocio. Achei que teu texto foi muito tendensioso para falar mal desse tipo de compra, mas espero que em outros posts tragam informacoes sobre como comprar e dicas para que possamos decidir sobre adquirir imoveis usados ou novos.