Olá queridos!

Hoje vamos falar da cozinha da Fabiana!

Ela nos enviou email falando que queria uma cozinha mais ou menos como a do nosso post das dimensões básicas (não viu? Clica aqui!), só que não sabia se o que ela queria caberia nas dimensões que ela tinha!

Será que eu entendi o que você queria, Fabiana? Espero que sim!

Casa do leitor - Cozinha Fabiana_3

Casa do leitor - Cozinha Fabiana_4

Casa do leitor - Cozinha Fabiana_5

Casa do leitor - Cozinha Fabiana_6

Casa do leitor - Cozinha Fabiana_7

Casa do leitor - Cozinha Fabiana_8

Casa do leitor - Cozinha Fabiana_9

Eu, como boa mineira que sou, amo uma cozinha! Reza a lenda que a cozinha é a sala de visita dos mineiros, onde eles se reúnem pra conversar, tomar um cafezinho e comer um pãozinho de queijo, tudo envolta da mesa enorme, que antigamente ficava no meio do ambiente. Por isso as cozinhas grandes das casas mineiras. E eu falo pra vocês: até hoje é assim! O lugar de conversar, trocar ideia é a cozinha! E quando a gente sonha com uma reforma na casa, qual o primeiro lugar que planejamos do jeitinho que sempre sonhamos? A cozinha! Mas vamos combinar, existe lugar melhor pra receber as pessoas?

A cozinha da Fabiana foi um desafio! Arrumar espaço para o fogão, a bancada/pia e a geladeira nos projetos atuais tem sido complicado… os espaços estão muito reduzidos ultimamente.

Quais as soluções que lancei mão neste projeto?

– Cooktop: este equipamento nos dá a possibilidade de usar o espaço abaixo dele colocando armários. E olha, experiência própria, uma ou duas portas (ou gavetas) fazem muita falta na hora de guardar e organizar as louças e vasilhas plásticas.

– Gavetões, portas basculantes e de correr: ótimas opções para projetos com pouco espaço. Quando abertas, as portas de correr não ocupam o lugar da circulação. As basculantes até ocupam espaço, mas costuma ser menor que o das portas de abrir (se bem planejado) e são uma ótima opção para os armários superiores. Os gavetões são ótimos para organizar vasilhas plásticas, tampas e outros utensílios. Além da facilidade para encontrar as coisas que estão mais no fundo. Você não precisa ficar se contorcendo. É só puxar a gaveta!

– Prateleiras sem porta: para um lugar onde não tem espaço para abertura das portas, esta opção é a melhor. Na cozinha, como em qualquer ambiente, sempre precisamos de algum lugar pra guardar coisas, mas que elas fiquem mais à vista. Neste caso, mesmo que as portas fossem de correr, o manuseio ficaria difícil. Assim, aproveitamos este espaço que ficaria perdido se tivesse portas.

– Paineis decorativos: no caso da cozinha da Fabiana, os painéis entram num espaço onde não foi possível colocar armários por causa da janela, mas onde precisávamos dar uma continuidade no módulo do armário. Mas eles também podem ter uma utilidade: você pode fazê-los em painel canaletado e pendurar utensílios da cozinha!

Painel Canaletado

Se a Fabiana tiver forno elétrico e/ou micro-ondas, vejo duas soluções para esta cozinha. Podemos substituir uma das portas (ou duas) no armário superior por nichos. Pra isso é só tirar as portas, não precisa mexer em mais nada no projeto do móvel se a altura for suficiente pros dois equipamentos. Outra opção é colocar uma estante na parede de mosaicos exclusivamente para o micro-ondas e para o forno. Ela pode ser de MDF ou de plástico e é bem fácil de ser encontrada pronta nessas lojas de móveis ou bricolagem.

E a decoração? Vamos colorir, gente! Fim de semana passado tava no Magazine Luiza com o meu pai e dei de cara com um armário AMARELO! Quase caí pra traz! Essas lojas não costumam ousar muito, não é mesmo? Mas se até eles estão se jogando, vamos nos jogar também!

Como adorei a ideia do amarelo, repeti a dose no projeto da Fabiana. Além do que o amarelo é muito utilizado em cozinhas porque, segundo a cromoterapia, ele abre o apetite.

Pra complementar, investi na ideia do ladrilho hidráulico, mas aqui em escala de cinza, pra fazer uma composição legal com o amarelo (uma das combinações de cor que eu mais gosto é o amarelo, preto e branco) chamar atenção pra parede que a Fabiana disse que queria deixar livre. Pra essa opção ficar mais barata você pode usar adesivos ao invés do ladrilho original. Esta opção tem sido muito utilizada nos projetos ultimamente. Vale também fazer o mosaico todo colorido! Fica lindo lindo!

O que vocês acharam? Será que a Fabiana vai aprovar?

Espero que sim!

Ah! Pras leitoras que enviaram suas dúvidas, seus e-mails foram todos recebidos e lidos, viu?

Logo logo eles vão virar post! Fiquem de olho!

E para aquelas (ou aqueles! Quero saber das dúvidas de vocês também, meninos!) que ainda não mandaram seu email, estão esperando o que? Aproveitem!

[email protected]

Bejoo e até logo logo!

 assinatura_mila

 

  • Ana C.

    Bem legal Mila!

  • Cozinha pequena e funcional! Adorei!

    Beijinhos

    • Assim que é bom, né Fernanda?
      Se é pequena, tem q ser bem planejada pra ser funcional!

      Bejooo!

  • Thiago Tobias

    kkk Eu sou o noivo da Fabiana, ( Thiago ), e adorei a cozinha. Vamos deixar o mais proximo disso converteza.

    Grato.
    Thiago Tobias

    • Oi Thiagoooo!

      Que feliz ter você por aqui!
      Lembra a Fabiana de me mandar foto da cozinha pronta? Vou ficar louca pra ver!

      Abraço!

  • Camila Tahan

    Adorei! Eu curto moveis de cozinha colorido, amarelo e laranja sao os meus preferidos! 😀

    • Não são lindos, Xará?
      Já quero mudar minha cozinha todinha! hahahaha
      Acho que vou precisar de umas 3 casas pra fazer tudo que eu quero! 😛

      Bejooo!

  • Nossa Mila que presente…vc pensou em tdo! Fiquei muito emocionada…eu tentei explicar isso pra tanta gente e parecia que eu era um ET nas lojas de modulados!! Queque eu posso fazer se minha cozinha e micropequena!! 🙁 E pra vc foram só algumas palavras e a planta e tdo se resolveu..PARABÉNS pela sua sensibilidade!! Eu entendi tudo, vou resolver a questão do forno e microondas (com suas preciosas dicas). As cores são demais…nunca havia pensado nessa mistura…ahh e o ladrilho…ladrilho é minha paixão…Enfim…sem palavras…vc ARRASOU!!! Deus te abençoe sempre sempre sempre!!!

    • Oi Fabiana!
      Ficou feliz demais em ter te entendido tão bem assim! E mais ainda de você ter gostado do projeto!
      Se precisar de mais alguma ajuda quando for executar é só mandar email!
      E me manda foto dessa cozinha pronta, heim? Quero ver tudo!

      Bejoooo!

      • Com ctz…em primeira mão!!! 😉

  • Mara

    Que criatividade Mila… Vou querer umas dicas tbm qdo minha casa estiver pronta… Bjkas!!

  • OI Mila!!!

    Você sempre com super hiper mega ultra ideias!!!

    Te mandei um e-mail com um monte de dúvidas hehe, vou ficar de olho e aguardar eles virarem um post então hehe…

    Beijocas!

    • Oi Pâmela!

      Respondi seu email hoje, você viu?

      Bejooo!

  • Lílian

    Olá Mila, tudo bem?
    Costumam comparar casas pequenas a ovo, pois bem, a minha será comparada a gema de tão pequenina. Estava pesquisando dicas de decoração para espaços reduzidos e tive o imenso prazer de me deparar com seu blog. Muito bacana, e tenho certeza que será extremante útil.
    Obrigada!!! Ah, já está favoritado.
    Beijos!!!

  • Lílian

    Ops, extremamente… rsrs

  • Joyce Morais

    Mila,

    Parabéns pelo trabalho! Ficou ótimo!

  • Eveline

    Linda, mas pra mim falta o forno, e o microondas… não vi lugar pra eles e pra quem cozinha, não dá pra sobreviver sem um forno ao menos