O que vocês não me pedem sorrindo e eu não faço gargalhando, né?

A Juliany me mandou um email pedindo socorro!

Olha só:

‘Olá, Mila! Tudo bem?

Estou amando os seus posts no Morando Sem Grana! Estou construindo a minha casa em um espaço onde tinha um escritório e uma área de lazer, e dei prioridade por ter outros cômodos maiores e um banheiro pequeno, mas já comecei a ser criticada por isso pela minha mãe e tias… Enfim, comecei a ficar preocupada.

O meu banheiro vai ser no final do corredor (como se fosse uma continuidade), portanto ele terá apenas 114cm de largura x 260cm de comprimento (será que vai ficar muito apertado?). O espaço para a porta é de 60cm e, como o banheiro já é pequeno, pensei em colocar a porta abrindo para o corredor. Vai ficar ruim? Por favor, se puder, me dê uma ideia de como dividir e decorar esse espaço! Em anexo estão duas fotos da construção dele.

Beijos e desde já, obrigada e parabéns pelas postagens.’

 E como eu não posso ver um bom desafio, fui desenhar o banheiro dela, pra ver se precisa mesmo de medidas tão drásticas, como a porta do banheiro abrindo pra fora!

Não ‘priemos cânico’, Juliany! Está tudo sob controle! Vamos às imagens?

Post Casa do leitos - Banheiro da Juliany_2

Post Casa do leitos - Banheiro da Juliany_3

Post Casa do leitos - Banheiro da Juliany_4Post Casa do leitos - Banheiro da Juliany_5

 

O seu banheiro não vai ficar tão pequeno, Juliany! Acredite, já vi muitos banheiros menores e já tive que resolver cada pepino…

Claro que se tivesse um espaço maior pra ele, seria legal sim – porque eu amo banheiros giga – mas vamos trabalhar com o que temos, não é mesmo? E fazer do que temos o melhor! Essa é a proposta do Morando Sem Grana.

Como vocês podem ver, coloquei as medidas básicas no desenho. A medida mínima do box costuma ser de 90cm. Na hora do posicionamento da bacia sanitária, eu sempre gosto de pensar que vamos ter que lavar o banheiro e é legal deixar o espaço pro rodo passar pelo menos entre o box e a base da bacia sanitária. Do lado da bancada não é tão importante porque geralmente se deixa um vão abaixo dos armários quando eles são fixos. Se você resolver usar uma base de concreto abaixo do armário – o que é costume em alguns lugares – aí sim é bom deixar o espaço para o rodo entre a base de concreto do armário da pia e a base da bacia sanitária.

 Tem uma solução que, além de prática, eu acho linda: a cuba de semi encaixe.

Existem alguns modelos no mercado, alguns que tem até o toalheiro de metal fixado na parte de baixo… elas não são as mais baratas não, mas vale pesquisar. Às vezes vale o custo-benefício, porque você vai economizar em granito ou mármore para a instalação dela, além de não ter que colocar a porta abrindo pra fora, ou de correr…

Por falar em porta pra fora, como você pode notar, eu fiz de tudo para que você não precise fazer isso. Em projetos adaptados para deficientes físicos a porta sempre abre pra fora, mas no caso de uma casa, não sei se seria muito funcional. Vai depender de onde ficam as portas dos outros ambientes e se, se aberta, essa porta não vai atrapalhar a abertura e passagem para algum outro espaço.

Outra ideia é, ao invés de colocar o rodabancada para o lado de fora da parede, embutir ele no revestimento da mesma. É só pedir pro pedreiro ‘cavar’ onde vai ficar o rodabancada e fixar ele dentro da parede. Economiza-se espaço e a bancada ficar mais ‘clean’.

Sobre a largura do banheiro, eu acho que é o suficiente. Novamente eu digo que, se tivesse mais espaço você poderia colocar mais largo sim, mas essa medida não influencia muito na utilização e circulação do banheiro, pode ficar tranquila. A dica que eu dou, se a comprimento do banheiro for muito maior que a largura, é usar um revestimento mais escuro ou diferente na parede do fundo, dentro do box, como eu fiz no seu desenho. Além de fazer um detalhe lindo no revestimento do banheiro, ele dá a impressão de que o banheiro é mais largo que profundo, dando a sensação de que ele é ‘quadrado’. Fica legal também utilizar o mesmo revestimento para fazer um detalhe na parede da bancada, como eu fiz. Ele dá destaque ao espelho e à bancada – que vai ficar lindo se sua cuba for a belíssima de semi encaixe!

Espero ter ajudado, Juliany!

E espero também e-mails de vocês, leitores queridos, com as suas dúvidas! Teremos o maior prazer em fazer seus desenhos, ajudar vocês a ter uma casa linda com soluções práticas e baratas!

Vamos lá: [email protected]

assinatura_mila

  • MIla do meu coração, eu amei! SImplesmente, não tenho palavras para te agradecer pela ajuda… Sinceramente, nessa altura do campeonato, não teria dinheiro para pagar uma consultoria e você me ajudou demais!

    Só fiquei com umas dúvidas, pois não entendo nada de construção e reforma:

    – O que é porta sem boneca?

    – Não entendi direito aquela divisão de 34cm/20 cm/ 60cm;

    – “Ao invés de colocar o rodabancada para o lado de fora da parede, embutir ele no revestimento da mesma. É só pedir pro pedreiro ‘cavar’ onde vai ficar o rodabancada e fixar ele dentro da parede”. O que é rodabancada?

    – Essa cuba de semi encaixe é colocada em um mármore ou granito?

    Beijos e mais uma vez, brigadão!!!

  • Ah, só mais uma coisa: Quero meu banheiro preto e branco. Um espelho veneziano quadrado combinaria nesse projeto e com essas cores?

    • Oi Juliany!
      Que bom que você gostou!

      Vamos às suas dúvidas?
      – Boneca é o espaço que o pedreiro costuma deixar pra assentar a porta, pra ela não ficar muito perto da parede quando aberta, e abrir por inteiro, deixando o vão de passagem totalmente aberto.
      – 34cm é a profundidade da bancada, 20cm é a distância dela para a porta e 60cm é a largura da porta.
      – Rodabancada é a pedra que se coloca na parede para proteger a parede da água, como se fosse a continuação da bancada.
      – A cuba de semi encaixe pode ser utilizada com qualquer tipo de pedra. Inclusive, você pode também usar um bloco de pré moldado (concreto) revestido com cerâmica ou pastilha tb! Fica lindo!
      – Espelho veneziano super combina com as cores que você escolheu! (na verdade, eu acho que ele é tão lindo que combina com tudo! :P)

      Bejooo!

  • Mila, você é demais! Deus te abençõe abundatemente por estar ajudando ao próximo.

    Vou mostrar o post para geral. rs

    Beijão!

    • Ôôôôôôô, Juliany!
      Que Ele abençoe a gente, sempre!
      Mostra pra todo mundo mesmo! Pra um monte de gente saber que nós aqui do Morando Sem Grana temos muito amor pra dar!

      Bejoooo!

  • Oiii Mila!!!

    Que super post foi esse hein???

    Me deu várias ideias pros meus banheiros tbm hehe…

    To com um baita problema no meu closet e queria sua ajuda, vou te mandar um e-mail tbm tá…

    Beijocas querida!!!!

    • Oi Pâmela!

      Que bom que você gostou!
      Tomara que as dicas sejam úteis mesmo!

      Pode mandar o email mesmo! Vou ficar esperando!

      Bejoooo!

  • Vivian

    Que lega o post! Me serviu direitinho, já que meu futuro banheiro vai ser do mesmo jeito!
    Essa ideia de colocar um revestimento escuro e diferente na parede do fundo eu já tinha tido, só não sabia que dava a impressão de mais largo!

    Que Deus abençoe muito vc! No mundo de hoje, são poucas as pessoas que ajudam as outras dessa forma!

    • Ownnnn genteee!
      Aí eu morro de amores!

      A gente faz isso tudo pra vocês!
      E se preparem! Tem muita coisa vindo por aí!
      Fiquem de olho!

      Bejoooo Vivian!

  • Joyce Morais

    MIla,

    Suas dicas cairão como uma luva!!!Minha casa será reformada em breve, por isso, já tomei nota das informações para compartilhar com os demais moradores.

    Obrigada e Bjocas!

    • Oi Joyce!
      Tudo bem?

      Que bom que estamos ajudando!
      Depois manda fotos da reforma pra gente?

      Bejooo!

  • MONIQUE FERREIRA BERTOLA

    Oi Mila, Boa tarde, moro de aluguel e a casa ja veio com alguns objetos installados como aqueles espelhos embutidos de banheiro, so que sao de um verde triste… detesto este item, como posso fazer pra pinta-lo:???
    Me ajudeeee!!

    • Oi Monique!
      Você pode pintar com tinta automotiva spray.
      É só cobrir o espelho com jornal, colar com fita crepe e mandar bala!

      Bejooo!

  • Gabriela

    Muito bom o post! Adorei as dicas!!

  • vanessa

    Oi Mila, to adorando esse site… É muito útil para quem está começando e reformando…
    Meu banheiro é um mega problema… Pois estou em reformas e já fiz algumas não tenho como fazer o que eu gostaria em meu banheiro.. Ele está com aqueles azulejos mega antigos, e vi em um blog que a gente pode pintar azulejo. Logo, minha tentativa para melhorar o banheiro vai ser pintar ele de branco e tentar aplicar umas pastilhas de vidro para dar uma cor… minha… Será que é uma boa idéia… Ou o que poderia fazer para reformá-lo sem gastar muito?