Olá Gente,

O Post de hoje é sobre tintas.

Vocês sabem que material de pintura precisa comprar. Hoje eu vou ajudar vocês nessa questão. Conversei com o pintor que trabalha para mim e ele explicou os mitos sobre a pintura.

Vamos lá! Espero que vocês gostem!

Material para pintura

A foto abaixo mostra o material básico que você deve ter para começar a pintura.

Plástico ou jornal – serve para proteger piso, móveis

Fita crepe – para delimitar o local onde será pintado. Exemplo: sua parede é de uma cor e o teto de outra, você coloca a fita para delimitar o espaço de cada tinta.

Trincha – você utiliza esse pincel quando o rolo não alcança. Exemplo: Canto da parede.

Luvas e máscara – para a proteção.

Espátula – auxilia a colocação de massa na desempenadeira

Desempenadeira – ferramente utilizada para emassar a parede.

 

Material

 

Pintura com Tinta Acrílica ou PVA

São as tintas mais utilizadas, elas são feitas a base de água.

Para parede crua (parede sem tinta) vocês devem fazer o seguinte procedimento:

Lixar a parede – com lixa para parede, existem N lixas, quando comprar diga ao vendedor a finalidade da lixa que ele indicará a mais adequada. Depois de lixar tudo, limpe, tem que tirar o pó, se não os produtos não aderem à parede por causa da poeira. Utilize seladora. Ai você me pergunta: o que é seladora? Seladora serve para selar a parede, ela impede que a água passe e cause uma infiltração, isso é na teoria, se for uma grande quantidade de água, vai ter infiltração. Aconselho que se a sua casa for úmida utilize impermeabilizante (Sika Top ou Hemisfério). Depois passe massa corrida, lixe e limpe, e depois pinte! Parecia fácil né?! Mas não é!

Se a sua parede já for pintada, você lixa e limpa, se a parede tiver uma ondulação utilize massa corrida, se não tiver ou você achar que não há necessidade não precisa e pinte. Parede já pintada não precisa de seladora.

Foto 1Foto 2Foto 3

Pintura com Tinta Epóxi

A vantagem da pintura epóxi é que ela isola a água, porque é uma tinta a base de redutor (solvente). Muitas pessoas pintam piso de garagem, de banheiro com esse tipo de tinta.

O procedimento para pintura em parede crua é o seguinte, sempre lixar e pintar, depois você emassa com massa acrílica, lixa e limpa, depois finaliza com a tinta.

Pintura com Tinta Esmalte

Tinta esmalte é muito utilizada em madeira, portas e janelas.

O procedimento é igual ao da pintura epóxi: lixa (com lixa para madeira), limpa, passa massa para madeira, lixa de novo e limpa, e depois pinta com tinta esmalte.

Cores: Tem as dicas preciosas da Mila Bomtempo (http://morandosemgrana.com.br/inspiracao-decor-como-usar-cores/#more-1217)

 

Dicas:

– Para economizar com tintas, eu aconselho a usar uma tinta de primeira linha na sala e no quarto, que são lugares que vocês ficam mais tempo. Pintura de teto de banheiro, cozinha e corredor podem ser usadas tintas de segunda linha, por exemplo a Glasurit é segunda linha da Suvinil, é muito boa e tem ótima cobertura. Sherwin-Williams é outra tinta muito boa e mais em conta. E a Coralit é a tinha de segunda linha da Coral.

– No site da Suvinil(http://www.suvinil.com.br/SimuladorV2/) tem um simulador de cores que podem ajudar você na hora de escolher a tinta. E no site da Coral (http://www.coral.com.br/ferramentas.aspx) também tem o simulador de cores.

Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida ou dica deixe um comentário ou mande um email para [email protected]

Bjokas.

assinatura_camila

  • Pâmela

    Usarei as dicas pra quando for pintar meu lar doce lar 😀

    • Camila Tahan

      Que bom que ajudei Pamela!!! Depois quero ver fotos! 😀 bjaoo

  • Fabio

    Muito bem explicado, falou bem! Mas acho que deixou desejar na segurança, no uso dos EPI’s em cada etapa. Procure sobre isso, é extremamente importante!

    Mas tá de parabéns pelas etapas e informações!

  • Nathália

    Amei o tutô…
    Estou precisando pintar meu mini-micro-nano-apê … finalzinho de obra e nada de grana…
    Daí resolvi partir pro “botando a mão na massa eu mesma” rsrsrs..
    Valeu ´pelas dicas! Amei o blog inteiro..