Não tem mais jeito, tá na hora MESMO de todo mundo economizar água! A crise hídrica que começou em SP, hoje já preocupa toda a região Sudeste. No fim do ano passado, a nascente do rio São Francisco, que sai de MG e banha quatro estados do Nordeste (Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas) chegou a secar. SECAR, gente!

E já que o desmatamento não para (e, por isso, a chuva não chega mais onde deveria chegar) e já que o governo não parece ter feito a parte dele, cabe a nós fazermos a nossa, pra que não pare de sair água da nossa torneira, rs. Então, compilamos algumas das soluções, dicas e ideias que estão surgindo pela internet, pra te ajudar a pensar na melhor maneira de:

1) economizar água enquanto ainda tem;
2) sobreviver se realmente o racionamento chegar.

Vamos tentar juntos?

 

Reutilizando a água da máquina de lavar, do banho etc.

Ah, o Manual do Mundo! Lembram das dicas pra driblar o calor que retiramos de lá no post passado? Hoje vimos mais um vídeo bem legal e totalmente propício à estiagem que estamos enfrentando.

Trata-se de um reservatório de água automático, uma engenhoca feita com latão de lixo para armazenar a água que você usa pra lavar a roupa, lavar a louça e até mesmo pra tomar banho, e reaproveitar para outras coisas, como lavar o quintal ou dar descarga. Olha só que legal:

 

Armazenando a água da chuva

O Catraca Livre é outro portal que amamos, e lá eles também estão bem empenhado em ajudar as pessoas a economizarem água.

Em um post que fala sobre o Movimento Cisterna Já“uma iniciativa independente que pretende promover o reaproveitamento da água da chuva” – eles mostram, por meio de um vídeo, como é simples e barato construir uma pequena cisterna. Achamos bem legal compartilhar essa informação com vocês:

Achou complicado? Pois tem outro jeito, bem mais simples e caseiro, de armazenar a água da chuva. É só clicar aqui para ver o vídeo 😉

 

Como lavar os cabelos sem água?

Essa dica lemos no El País. A ideia era ser uma alternativa caseira aos xampus a seco, mas, em tempos de seca, diminuir as vezes em que lavamos os cabelos é sempre bom.

A receita é da bióloga Ana Campillo:

  1. Com a ajuda de um processador potente, triture o arroz até virar farinha. É essencial que o pó resultante seja bem fino para evitar que fiquem pedaços de arroz no cabelo. Para conseguir isso, você pode usar uma peneira. No entanto, se você achar difícil obter essa textura em casa, proponho uma alternativa: use farinha de arroz comercial ou amido de milho (maisena).
  2. Uma vez obtido o pó, aplique-o por todo o couro cabeludo, na raiz dos cabelos, com a ajuda de um pincel de maquiagem….

Continue lendo a matéria aqui!

E o Catraca Livre tem mais 5 dicas para arrumar o cabelo quando faltar água. Dá uma olhadinha lá 😉

 

Guia paranóico para a vida sem água

O blog do Planeta, no site da revista Época, lançou um guia super bem-humorado, mas, ao mesmo tempo, um tanto quanto apavorante, rs. Trata-se de soluções criativas – e um pouco extremas – para se não tiver jeito e o racionamento realmente chegar. Dá só uma olhada:

kit_paranoico

A coluna completa você lê aqui. Mas concordamos em gênero, número e grau com eles: “melhor continuar economizando e cobrar as autoridades para que este guia continue mesmo só motivo de riso”.

Por isso, que tal aposentar a mangueira, que consome, em média, 280 litros de água pra lavar o quintal e 560 litros na lavagem do carro por 30 minutos? Para regar as plantas, por que não um regador? No quintal, é só usar a boa e velha vassoura ou água de reuso. Na hora de lavar os pratos, depois de limpar muito bem os restos de comida, deixe a louça de molho na pia, com água e detergente antes de lavar. E quanto à roupa suja, vamos deixar acumular o máximo possível para ligar a máquina no máximo dos máximos 3x por semana?

Tem mais dicas simples como essas aqui no Catraca Livre 😉

 

***

Vamos tomar algumas atitudes pra que a gente não fique sem água? Apesar de toda essa crise não ter maior culpa nossa, vamos nos preparar, porque precisamos. Se cada um fizer um pouquinho, pode apostar que um montão será feito!

Beijos e aproveitem o fim de semana,
Equipe MSG ♥

  • Ioná

    Nooooossa!!! A coisa tá muito feia mesmo, Sam! Por causa de um problema aqui na rede de abastecimento da cidade, semana passada ficamos sem água por três dias, (que se normalizou mesmo em uns 5 dias, só chegava de madrugada e um pouquinho), então, posso dizer que já testei boa parte desse manual!!!! rsrsrrsrsrs. O interessante é que, depois que a água volta, a gente continua com alguns hábitos conquistados nesses dias e acaba aprendendo a economizar! Isso é ótimo!