Sete dicas de como congelar alimentos

Olá! Tudo bem por aqui? Adivinhem só: cá estou eu novamente agora para falar sobre descongelamento de alimentos. Pois é, no texto que fiz ontem sobre como congelar os alimentos, prometi um retorno para que saibamos também descongelá-los, lembram? Até porque, da mesma forma que precisamos de regrinhas para que eles congelem adequadamente, também são válidas orientações sobre descongelamento.

Pois bem! A tarefa é mais delicada do que parece, mas se a fizermos da forma correta, teremos alimentos saudáveis, com o mesmo sabor, a mesma textura e os mesmos nutrientes que faziam parte deles antes do congelamento. Além disso, evitamos infecções e contaminações. Vamos combinar que ninguém quer ficar doente, não é mesmo? Portanto, se liga aí nas 7 dicas de como descongelar corretamente os alimentos:

#1

Já de cara, a dica é a seguinte: não descongele alimentos na temperatura ambiente. Retire-os do congelador com um dia de antecedência e coloque-os dentro da geladeira. Sabe aquele ditado “a pressa é inimiga da perfeição”? Quando tentamos acelerar o processo, tiramos elementos essenciais dos alimentos e alteramos a qualidade e o paladar dos mesmos. Outra coisa nada legal e que geralmente fazemos é colocá-los sob a água corrente. Vamos riscar essa mania da nossa listinha.

#2

“Mas não vai dar tempo de descongelar desse jeito. Não tenho tempo para isso!” Ops, calma! Caso seja extremamente necessário, existem algumas maneiras de deixar o processo mais rapidinho. Você pode utilizar o microondas (seguindo corretamente as instruções do fabricante, como a tecla “descongelar”, que não altera o alimento) ou deixar o alimento em banho maria, usando sempre panelas apropriadas. Se for utilizar o forno (segura esse forninho!), ele é ideal para aquecer frituras, tortas ou salgadinhos, que voltam a ficar crocantes como se fosse a primeira vez.

#3

Na hora de descongelar carnes, fica a dica: assim como laticínios e pratos que levam molho, elas devem ficar na geladeira até voltarem ao estado natural. Keep calm and espere o descongelamento! Se houver algum molho separado, ele pode ser colocado diretamente no fogo baixo. Quanto as aves, descongele, na geladeira, 24 horas antes do tempo necessário para prepará-las.

#4

Além de molhos, os únicos alimentos que devem ir diretamente para o fogo (brando) são os vegetais. No caso de frutas, elas podem ser consumidas antes de estarem completamente descongeladas, pois estragam rapidamente. E, muitas vezes, frutas são usadas para sucos ou vitaminas e não precisam do descongelamento para isso.

#5

Depois de descongelados, nada de congelar novamente os alimentos, portanto aqueça somente o que será consumido.

Sete dicas de como descongelar os alimentos
Imagem: Google

#6

Fique atento ao prazo de validade presente nas etiquetas (falamos sobre isso no outro post).

#7

Não misture porções congeladas com porções descongeladas.

***

E aí: gostaram das dicas?

Espero que tenham ajudado!

Até a próxima!

  • miutsu

    Congelar é mto importante para quem volta do trabalho e não tem tempo de fazer comida valeo Samm

  • Ioná

    Gennnte! Aprendi muiiiito nesse post! #fazendotudoerrado#Prometoquenuncamaisfaçoisso#salvoumeusalimentos!!!!! rsrsrsrsrsrs
    Obrigada Sammm!