Já pensou na importância que uma simples geladeira tem em sua vida? Ela é praticamente uma grande amiga. Está sempre ali, resolvendo grande parte dos seus problemas domésticos, simplesmente pelo fato de guardar inúmeros produtos e deixá-los em boa qualidade. É difícil imaginar nosso cotidiano sem ela (abrimos a “moça” até pra pensar!), ainda mais quando precisamos congelar os alimentos. Aquela partezinha de cima que ela possui (o congelador) é praticamente um membro da família, de tanto que o amamos!

Bom, para essa tarefa, existem boas dicas que irão facilitar a sua vida e a dessa grande amiga. Quer ver? Siga essa lista com 7 dicas de como congelar alimentos:

#1

O congelamento de carnes vermelhas, aves e peixes deve ser feito após a limpeza e a retirada das partes não comestíveis (ossos, gorduras, escamas etc). Elas não devem ser colocadas no congelador com temperos. Todo tipo de carne só deve ser temperada após seu descongelamento. E separe a carne em porções menores para facilitar o descongelamento depois e para que você utilize apenas o que será preparado.

#2

Se você deseja congelar frutas, lembre-se de, em primeiro lugar, limpá-las e tirar os caroços. Só então guarde-as na quantidade que irá consumir. Essas frutas que são congeladas são ideais para preparar bolos, tortas, sucos, vitaminas…uma delícia! Separe alguns pedaços sem congelar para comê-los fresquinhos ou fazer uma salada de frutas.

#3

Para congelar hortaliças, após limpá-las e retirar as partes estragadas, use a técnica do branqueamento. Como assim? Explicando melhor: o branqueamento nada mais é do que mergulhar o alimento em água fervente por alguns segundos apenas e, depois, colocá-lo rapidamente em água fria. Isso faz com que o cozimento seja encerrado imediatamente. Essa técnica conserva as características das hortaliças como sabor, cor e textura. Enfim, é só secar bem, embalar e etiquetar.

#4

Quanto menos ar envolver os alimentos melhor. Ao embalá-los, tente esvaziar os recipientes. No caso de vasilhas, procure ocupar os espaços vazios com algum plástico. Isso faz com que os produtos durem mais tempo sem estragar.

#5

Os temperos também merecem um olhar especial. O alho, por exemplo, deve ser posto em dentes num pote bem rígido e coberto com óleo. A cebola, se picada ou cortada em rodelas, também deve receber o mesmo tratamento do alho; já se estiver inteira, é só tirar a pele e colocar em um saco plástico, extraindo o ar. Salsinhas e outros temperos verdes devem ser lavados, secos e guardados em algum pote plástico com tampa. Para usá-los, é só raspar a quantidade desejada com uma colher.

#6

Depois disso tudo, vale identificar com uma etiqueta o que tem em cada recipiente no congelador, com nome, data de fabricação e validade.

Sete dicas de como congelar alimentos
Imagem: Google

#7

A temperatura adequada para deixar os alimentos no congelador é abaixo de -18ºC e o tempo ideal por até três meses. E atenção: nunca congele novamente os alimentos.

Gostaram? Espero ter ajudado com estas dicas simples, práticas e rápidas 🙂

Num próximo encontro, darei dicas de como descongelar os alimentos, tarefa que também parece muito simples, mas possui uma importância enorme.

Até a próxima!

  • Ioná

    Meninas!!! Nem sabe como me ajudaram! To me esforçando pra ser aprovada “com louvor” rsrsrs aqui na cozinha de casa e tudo o que diz respeito à ela me interessa! Amei o post da feira ontem 🙂 Comecei congelando o feijão, e acerola rsrs. Depois congelei uma manga inteira e quando descongelei ela parecia um mingau kkkkkkk arroz também ainda não me atrevi… sei lá se dá (!!!!) Podem rir da minha ignorância! A turma aqui em casa se mata de rir… rsrs. Esses dias aprendi a congelar temperos verdes na forminha de gelo com água (isso deu super certo! Ihuuu!). Ansiosa pelo post do des-congelamento! rsrs Bjooooss!!!

    • Natália Zucon

      Ioná, pode congelar arroz, num potinho! rs Na quantidade que vc for usar depois. Pra descongelar, é só deixar fora da geladeira, ou colocar no microondas na função de descongelar.
      Como ele fica com cara de “esquentado”, eu faço torta de arroz (com o que mais tiver na geladeira, rs)!!!! Fica uma delícia!!!! 😀

      • Ioná

        Ihuuuu! Obrigada, Natália! Amei saber disso, mas, me diz! Como é essa torta de arroz? Me passa a receitinha que a menina aqui tá “crua” ainda na cozinha! rsrsrsrs Bjo!

        • Natália Zucon

          É facinho, Ioná! Vou colocar o link da que eu faço, minha mãe pegou a receita da Ana Maria, rs

          http://gshow.globo.com/receitas/maisvoce/torta-completa-4d54350c52e0b20f7600047d

          Nessa receita fala pra colocar 4 ovos, mas eu coloco entre 1 e 2, pq não gosto do cheiro de ovo, e não faz tanta diferença assim… já fiz até sem ovo e deu certo!!! Pode fazer com arroz branco, ou integral. E o recheio, o céu é o limite!rs
          Coloco o que tem na geladeira, Faço com a carne moída, frango desfiado, presunto, mortadela. Coloco cenoura, vagem, ervilha, milho, tomate, e o queijo que tiver. É isso, super simples! 😉 Boa sorte!!

          • Ioná

            Que maraviiiiilha! Obrigaaaada Natália! Vou fazer hoje mesmo!!! rsrs Bjoooo!

          • miutsu

            Não cozinho pois criança não mexe não no fogão.