Olhe ao redor e me diga: como está sua casa nesse momento?

  • Muitos sapatos jogados?
  • Muita roupa em cima da cama?
  • Muita louça na pia?

Pois é, de pouquinho em pouquinho nossa casinha vai parecendo um ferro velho, não é mesmo?

E foi por isso que pensamos em 5 princípios básicos para manter a casa organizada, pra provar pra você (e pra gente mesmo) que com atitudes bem simples, mas constantes, dá pra deixar tudo arrumadinho – pelo menos por cima 😉

Vamos lá?

 

casa-organizada-cama-arrumada

arrumeacamaImagem: mixlar.com.br

Antes de ir ao banheiro, escovar os dentes, tomar banho, beber água, comer alguma coisa, calçar os chinelos, se possível abrir os olhos… Arrume a cama! Crie esse hábito de esticar os lençóis como a primeira coisa do seu dia. Mesmo atrasado, porque não leva nem 5 minutos. Se chegar a 3 é muito!

Deixar pra arrumar a cama depois pode te levar a “deixar pra lá”, sabe? E com a cama arrumada, o resto pode nem estar lá essas coisas, mas o quarto vai parecer minimamente organizado.

 

casa-organizada-mancebo-cesto-de-roupa-suja

manceboImagem: truquefeminino.com.br

Uma das melhores coisas que eu fiz foi pegar pra mim o antigo mancebo do meu avô. Sabe por que? Eu tenho a péssima mania de não guardar as roupas que eu usei no dia; deixo pra guardar tudo no fim de semana. Só que, antes, tirava e colocava em cima da cadeira, ou da cama, ou da cama e da cadeira. Ficava uma bagunça que só! E quando eu passava um fim de semana sem guardar então? Minha gente, até eu queria sair do meu quarto pra não ver…

Com o mancebo não tem mais essa de deixar tudo em cima da cama, fazendo um bololô. É muito simples e prático: tiro a roupa e vejo se dá pra usar mais uma vez; se der, coloco no mancebo pra guardar depois; se não der, cesto de roupa suja!

Aliás, essa é outra dica importante: nada de deixar as roupas sujas em cima da máquina de lavar ou espalhadas pela lavanderia. É tão simples coloca-las num cesto, e a aparência fica outra, né?

 

casa-organizada-sapateira

sapateiraImagem: thefame.com.br

Gente, sapato espalhado pela casa é o Ó! Não preciso nem falar da desorganização, mas e as doenças que eles podem levar pra dentro da sua casa? Por isso, a dica aqui é ter uma sapateira ou separar um local pra organizar seus sapatos “lá fora”.

Aqui, por exemplo, que é um apartamento, a minha fica na área de serviço, o último cômodo da casa e o mais próximo da porta de entrada. Quando chego da rua, ali mesmo já troco o sapato pelo chinelo. Ah! E antes de guardar o calçado que usei no dia, deixo tomar um ar fora da sapateira, pra evitar bactérias e chulé 😉

 

casa-organizada-pia-limpa

lavar-a-loucaImagem: gshow.globo.com

Faça disso um mantra: “Usou? Lavou!”. Pelo mesmo motivo lá de cima: assim como arrumar a cama faz o quarto parecer mais organizado, pia limpa deixa a cozinha com aparência de arrumada. E vamos combinar que é um saco ver aquele mundarel de louça suja na pia, né?

Por isso, esquentou a comida no micro-ondas pro almoço? Termine de comer e nem sente no sofá antes de lavar prato, copo e talheres. Ah! Já aproveite e guarde a toalha da mesa também – mais um ponto pra cozinha parecer limpinha.

Dica pra economizar água: não esqueça de ensaboar toda a louça primeiro e enxaguar tudo junto também, combinado?

 

casa-organizada-roupas-passadas-de-uma-so-vez

passar-roupaImagem: dicasdemulher.com.br

Poderia discorrer sobre a economia de energia em ligar o ferro só uma vez por semana, mas prefiro usar outro motivo: a preguiça. Ao contrário da louça, deixar pra passar a roupa só na hora de usar não é nada legal, acredite. Nada pior do que acordar atrasado, abrir o guarda-roupa e ver que não tem nada passado pra usar…

Nesse caso, o melhor é encarar as roupas amassadas de uma única vez. Separe um dia da semana pra passar toda a roupa limpa (de preferência, já lave tudo o que estiver sujo num dia só também) e, assim que terminar, já dobre ou pendure e guarde. Abrir o armário e poder vestir a roupa direto é outro nível 8)

***

E assim nossa “home swit home” fica muito mais bonita e agradável pra receber nossos queridos 🙂

Tem outra dica de organização? Põe na roda e conta aqui pra gente!

Um beijinho,
Equipe MSG ♥

NO COMMENTS